TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA E

Páginas: 10 (2424 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Brincadeiras e jogos na educação infantil
 
Introdução
A utilização do brincar como instrumento pedagógico vem sendo objeto de constantes pesquisas e estudos. Nesta perspectiva, este artigo, refere-se uma análise dessa temática destacando a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem.
 Nos dias de hoje, o auxílio de concepções psicológicas e pedagógicas, reconhece-se a importânciadas brincadeiras com fins de auxiliar no desenvolvimento infantil, valorizando a construção de conhecimento. O uso contínuo de brincadeiras com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse instrumento em situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil.
O educador ao utilizar as brincadeiras em sala de aula transporta para o campo do ensino-aprendizagem condições deconhecimento introduzindo as propriedades da ludicidade que contribui para uma melhor assimilação do conhecimento por parte da criança.
As atividades lúdicas têm um conceituado papel no ensino, sendo que as mesmas devem ser vistas como forma alegre e descontraída de aprender, sempre procurando desenvolver no educando o espírito crítico e investigador, bem como os sentimentos de disciplina, seriedade erespeito mútuo.
Visando alcançar uma motivação que dê respaldo na aprendizagem, o educador deve buscar adequação nas atividades lúdicas voltadas à realidade do meio em que o educando está inserido.
Portanto, um elemento significativo nos jogos e brincadeiras é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que tem gerado interesse e prazer por parte dos mesmos.
Por isso, é salutar que os jogos ebrincadeiras façam parte da cultura escolar de todos os educandos, cabendo ao professor analisar e avaliar as potencialidades educativas das variadas atividades lúdicas, bem como as suas estruturas curriculares que esteja inserida no processo da aprendizagem.
Entendendo que a brincadeira e os jogos faz parte do centro da vida da criança, tornando-a ativa a qualquer tipo de atividade, é possívelcompreender que ao agir a criança incorpora elementos que vivencia o  saber de forma critica e reflexiva, mas ao mesmo tempo prazerosa, identificando ser melhor  para si e para seu grupo.
A sala de aula precisa transformar-se então em uma verdadeira oficina, ou seja, em um ambiente alfabetizador, nos quais as crianças façam uma relação entre o signo e o significado de forma vital e real.
No entanto, aescola deve ajustar em sua proposta pedagógica com intuito de buscar alternativas para ajudar os alunos a desenvolverem suas capacidades e auxiliá-los nas suas adequações às diversidades culturais que são expostas em seu universo sociocultural, potencializando o desenvolvimento de todas as capacidades do aluno, tornando o ensino mais digno e humano.
 
Desenvolvimento
Por meio das brincadeiras ascrianças desenvolvem saberes, resolvem conflitos, experimentam sensações, lidam com diferentes sentimentos e aprendem a conviver e a cooperar com um grupo, sendo que a mesma é uma linguagem natural da própria criança.
Huizinga (1980, p. 13), afirma que o jogo:
O jogo é uma atividade, conseqüentemente tomada como não séria e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador demaneira intensa e total. É uma atividade desligada de todo e qualquer interesse material, com o qual não se pode obter qualquer lucro, praticado dentro de limites espaciais e temporais próprios, segundo certa ordem e certas regras.
Na construção desses conhecimentos é importante que a criança se faça presente na escola desde a Educação Infantil para que o aluno (a) possa desencadear todo o processode aprendizagem, comunicando e se expressando por meio de atividades lúdicas.
Nesta perspectiva considera-se como lúdicas todos os elementos que auxilia na aprendizagem dos alunos, como:  as brincadeiras, os jogos, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças.
É importante ressaltar que o movimento corporal dos alunos em sala de aula...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de fundamentos
  • Fundamentos do trabalho
  • Fundamento do trabalho
  • trabalhos de fundamentos
  • trabalho de fundamentos
  • Trabalho de fundamentos
  • Fundamentos do trabalho
  • trabalho fundamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!