Diabetes

Páginas: 6 (1350 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015

O que é Diabetes?
Sinônimos: diabete, diabetes mellitus
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir asnecessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sanguee, consequentemente, o diabetes.
O diabetes não passa de pessoa para pessoa. O que acontece é que, em especial no tipo 1, há uma propensão genética para se ter a doença e não uma transmissão comum. Pode acontecer, por exemplo de a mãe ter diabetes e os filhos nascerem totalmente saudáveis. Já o diabetes tipo 2 é uma consequência de maus hábitos, como sedentarismo e obesidade, que também podem seradotados pela família inteira - explicando porque pessoas próximas tendem a ter a doença conjuntamente.
Causas do Diabetes
O diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas não produz a quantidade suficiente de insulina. Isso acontece porque o sistema de defesa do próprio corpo “se confunde” e ataca as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção deste importante hormônio, como se fossem“invasores”, tais como vírus e bactérias. Com isso, o pâncreas não consegue fornecer a insulina que o organismo necessita.
Ou seja, este tipo de diabetes (mais comum entre crianças, adolescentes e adultos jovens) é caracterizado como uma doença autoimune.
O surgimento do diabetes tipo 1 pode ocorrer por herança genética em conjunto com fatores ambientais, tais como uma infecção viral. Já nos casos dediabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, porém não ocorre no nível adequado para a quantidade de alimento ingerido ou o organismo passa a não utilizar mais a insulina da maneira correta. Nos dois casos, a consequência é o aumento de glicose na corrente sanguínea.
Entre os portadores de diabetes tipo 2, as células de gordura (adipócitos) dos músculos (miócitos) e do fígado (hepatócitos) não respondemcorretamente à insulina, o que causa diversos desequilíbrios no organismo.
Embora a hereditariedade colabore para o surgimento de diabetes tipo 2, o envelhecimento, maus hábitos alimentares, obesidade e sedentarismo também contribuem para o surgimento da doença.

Prevenção da Diabetes
As pessoas susceptíveis podem evitar a diabetes:
Fazendo uma alimentação adequada - poucas gorduras / muitasfibras / poucas calorias;
Emagrecendo sempre que necessário, de preferência no âmbito de um programa de controlo do peso;
Aumentando o exercício físico;
Fazendo análises regulares dos níveis de glicose no sangue, especialmente as pessoas em maior risco de vir a ter a doença como acontece com:
Pessoas com excesso de peso;
Pessoas com má alimentação ou falta de exercício;
Pessoas com idade superior a 45anos;
Pessoas com história familiar de diabetes;
Idosos;
Pessoas que tomam determinados medicamentos.








Tipos
Diabetes tipo 1
No diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientescom diabetes.
Pré-diabetes
A pré-diabetes é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2 - pois no caso do tipo 1 não existe pré-diabetes, a pessoa nasce com uma predisposição genética ao problema e a impossibilidade de produzir insulina, podendo desenvolver o diabetes em qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diabetes
  • Diabetes
  • diabetes
  • DIABETES
  • Diabetes
  • Diabetes
  • Diabetes
  • diabetes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!