Trabalho de Filosofia

Páginas: 2 (341 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015
Trabalho de Filosofia
1- É possível associar a companha da fraternidade com a filosofia de Hegel? Justifique.
Sim, é possível. Podemos associar, como se a instituição responsável pela campanha dafraternidade (igreja - CNBB) estivesse no terceiro estágio do conhecimento (Espírito Absoluto - consciência ligada a ação), segundo Hegel, tendo consciência de si, consciência do mundo e consciência dassuas ações, e onde podemos interferir para transformar um mundo em um lugar melhor.
Podemos associar também a uma das dialéticas de Hegel, a dialética do senhor e do escravo. No caso, a instituição(igreja) ao mesmo tempo que é superior aos cristãos (dona do conhecimento, evangelizando), ela precisa deles para existir, para ser uma grande instituição. Como a relação entre o professor e o aluno,sendo o professor superior ao aluno, o dono do conhecimento, mas precisando do aluno para existir.
2- A miséria da existência, Schopenhauer diz que: ” a história é a história de lutas, em que ainfelicidade é a norma”.

Comente sobre a afirmação acima tendo como base os estudos abordados em sala sobre a filosofia contemporânea.
Nesse período (filosofia contemporânea - século XX) os filósofosvisavam o processo de conhecimento e o questionamento da existência, criando ideias inovadoras. Um desses filósofos foi Schopenhauer que foi existencialista e sua filosofia se caracterizava por uma visãopessimista do indivíduo e da vida. Segundo ele a vontade que permite a alcançar e de dizer o sentido das coisas (essência do ser).
Essa vontade seria o desejo do que você não tem, e quando vocêconsegue não deseja mais e passa a desejar outra coisa, e assim constantemente faltará algo e buscara o que faltar. E, se a essência do ser humano e do mundo é essa vontade insaciável, Schopenhaueridentificar aí a origem das lutas, da dor e do sofrimento, assim achando que a infelicidade é a norma, que é obrigatória (acontece em todos os casos).
Com essa frase Schopenhauer recusa a concepção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia
  • trabalho filosofia
  • Trabalho de Filosofia
  • TRABALHO DE FILOSOFIA
  • trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia
  • Trabalho de filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!