Trabalho de filosofia

Páginas: 6 (1452 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Revendo o capítulo
1) Releia o tópico 1, “A morte como enigma”, e escolha dois filósofos cujas concepções sobre a morte sejam distintas. Explique em que elas se distinguem.
Resposta: A morte é o tema da filosofia que mais influenciou os pensamentos dos filósofos, e até hoje é difícil compreender o fim ou entender a razão de tal. Sócrates, acredita que a morte não seja o nada, mas o inicio deuma nova vida, um novo ciclo. Em face de que não tenha firme convicção de que a alma não morrerá, aceita a pena de morte que lhe foi imposta. Se julga um homem que viveu corretamente e, portanto merecedor da salvação de sua alma. Com esperança na chance de uma nova vida. Assim, a projeção da morte deve levar a pessoa a ter ações justas e corretas durante a vida, dadas à possibilidade dasobrevivência da alma.
Diferente da concepção de Sartre, que acredita que a morte leva o homem a um sentimento de angústia, pois não consegue encontrar a razão e compreender do fim da vida. Contudo, a morte para Sartre não é um motivo para tristeza, mas sim para viver cada momento da sua vida intensamente.
2) Qual é a diferença entre cuidados paliativos e eutanásia? Posicione-se a respeito.
Resposta: Opaciente terminal às vezes enfrenta sofrimentos desnecessários, entubado em um leito de hospital, quase sempre mantido inconsciente através de medicamentos. Os cuidados paliativos atuam nas necessidades do paciente e de sua família, comprometendo-se a avaliar e tratar os sintomas físicos de desconforto, que possam causar sofrimento e de pior qualidade de vida. Na Eutanásia, é uma forma de apressara morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da sua família. Entendo que o ser humano isso deve dar a ele a liberdade de decidir se deseja continuar vivendo. Por isso, estando o paciente seguramente consciente e manifestando a sua vontade, nada mais correto a eutanásia. A partir do momento que o individuoesta sofrendo e não há mais jeito de esperança de vida, nada mais correto a eutanásia.
3) Explique as “mortes” simbólicas que enfrentamos durante nossa vida, antes do desenlace final.
Resposta: A morte simbólica está ligada ao que chamamos de perdas. Assim como o rompimento do cordão umbilical para o feto nascer, os sonhos da infância e a esperança da vida adulta adequada. Diariamente passamospelas perdas simbólicas, como: com a separação de pais, a morte de avós, fim de amizades, o término de relacionamentos amorosos, etc. Tais perdas, embora pareçam menos graves que a morte verdadeiramente dita, também nos afetam profundamente, pois morte simbólica é tudo aquilo que perdemos ou que muda na nossa vida. De certa forma acaba sendo uma morte, não física, por isso é chamada de simbólica.Qualquer mudança ou perda que ocorre na nossa vida, nos afetando pouco ou muito, é uma morte simbólica.
Aplicando os conceitos
4) Durante a Idade Média, os alquimistas procuravam descobrir a fórmula do “elixir da longa vida” ou da “eterna juventude”. Atenda às questões.
a) Discuta com seu grupo: como poderíamos relacionar esse sonho com as expectativas daqueles que optaram pela criogenia ouentão dos que têm esperança de clonar pessoas ou mesmo animais de estimação?
Resposta: A questão de clonar pessoas ou mesmo os animais de estimação, vem do sentimento que por eles teve e têm. Apesar do tal não ser o mesmo, a aparência física ser igual os conforta, os deixando mais felizes por ainda “tê-lo” de certa maneira.
b) Posicione-se pessoalmente a respeito dessas expectativas.
Resposta: Oelixir da longa vida ou a eterna juventude vem do prazer das coisas boas da vida. Os sonhos, os objetivos e as coisas pela qual passamos na juventude e a longa vida de ver tudo pela qual nossa geração vai passar e a gerações futuras. Creio que seria maravilhoso, mas a vida tem um ciclo e é isso que devemos seguir.
5) Localize na citação de Montaigne a seguir a frase com a qual podemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia
  • trabalho filosofia
  • Trabalho de Filosofia
  • TRABALHO DE FILOSOFIA
  • trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia
  • Trabalho de filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!