Enfermagem

Páginas: 4 (825 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
RESUMO: ASPECTOS CELULARES DA CICATRIZAÇÃO
O processo de cicatrização acontece a partir de uma sequência de eventos celulares e moleculares que se entretém para que ocorra a restauração do tecidolesado, de onde começa o extravasamento do plasma, a coagulação, a junção plaquetária, a reepitalização e a remodelagem do tecido.
O processo cicatricial se inicia com a fase inflamatória, que temcomo princípio o derramamento de sangue que preenche a área lesada com plasma e elementos celulares. A aglomeração de plaquetas e coagulação do sangue geram uma tampa que forma um bloqueio que protege aárea contra a invasão de microorganismos, restabelece a homeostasia e organiza uma matriz para a imigração celular. A liberação dos fatores de crescimento e a ativação das células parenquimatosas pelalesão somada a ativação do coagulamento em cascata e do complemento, produzem fatores quimiotáticos e mediadores vasoativos que ajudam no agrupamento de células inflamatórias para o local da ferida.Em resposta aos agentes quimiotáticos, os neutrófilos e monócitos, depois que as plaquetas saem do leito vascular, migram em direção a ferida.
Além da função de fagocitose de bactérias, fragmentoscelulares e corpos estranhos, essas células inflamatórias produzem fatores de crescimento, que preparam a ferida para a fase proliferativa, quando fibroblastos e células endoteliais também serãorecrutados.
O macrófago ativado é a principal célula efetora do processo de reparo tecidual, degradando e removendo componentes do tecido conjuntivo danificado, como colágeno, elastina e proteoglicanas.Na fase proliferativa acontece o fechamento da lesão propriamente dito. Nessa faze a proliferação epitelial, no caso da pele, inicia-se por estimulação mitogênica e quimiotática dos queratinócitos. Tãoimportante quanto a epitelização, que começa nessa fase do processo de reparo, é a formação do chamado tecido de granulação, nome atribuído sobretudo pela característica granular devida à presença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!