TRABALHO DE FENOMENOS DO TRANSPORTE Hobie Cat

507 palavras 3 páginas
Trabalho de Fenômenos do
Transporte
hobie cat
Alunos:-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Introdução
Catamarã
Catamarã (do tâmil kattumaram < kattu, 'ligadura', + maram, 'pau') é a designação dada a uma embarcação com dois cascos (vulgarmente chamados "bananas"), com propulsão à vela ou motor, que se destaca por sua elevada estabilidade e velocidade em relação às embarcações monocasco. A sua origem é polinésia, e quando os navegadores europeus aí chegaram por mar, se surpreenderam com a grande velocidade dos catamarãs. Os modernos catamarãs notabilizam-se por sua segurança, baseada em intensos cálculos por logiciário específico de estabilidade, por seu conforto e por não velejar adernado, só caturrando. Se eles emborcarem não voltam mais, ao contrario dos monocascos, mas isto é difícil de acontecer.
Estão crescendo, em número, mais rapidamente que os monocascos, mas principalmente para aluguel, por seu maior espaço e conforto. O preço de um catamaran habitável é muito maior do que o de um monocasco com mesma área seca, por isto não é o escolhido pela maioria dos cruzeiristas.
Hobie Cat
Hobie Cat Franceâ é um catamaran pequeno fabricado pela Hobie Cat Company.
Começou como fabricante de pranchas de surf na década de 1950, Hobie (nomeado após Hobie Alter, o fundador da empresa) começou veleiros catamaran de produção no final dos anos 1960 e se tornou a maior fabricante de catamarãs de pequeno porte no mundo. Hoje, Hobie linha de produtos varia de pranchas de surf para veleiros catamarã para caiaques, embora o Hobie Cat Company é o mais famoso em todo o mundo para a sua catamarãs. Hobie também projetou um monocasco muito bem sucedida, o Hobie 33.
História:
Depois de vela em catamarã do mundo o primeiro alto-mar, o Kai Manu, Alter patenteou a idéia. [1] Em 1967, ele projetou o Catamaran Hobie 14. Alter queria fazer um barco que poderia facilmente ser lançada no surf. Em

Relacionados