TRABALHO DE EMPRESA 01052014

8773 palavras 36 páginas
FACE- FACULDADE CASA DO ESTUDANTE

BRUNO GOMES COSTA
CARLOS EDUARDO N DA SILVA
KELLY AMBROSIO
NANCYELEN CRISTINA DE ALMEIDA
ZILMARA RODRIGUES NUNES

SOCIEDADE LIMITADA

Aracruz,
2014
BRUNO GOMES COSTA
CARLOS EDUARDO N DA SILVA
KELLY AMBROSIO
NANCYELEN CRISTINA DE ALMEIDA
ZILMARA RODRIGUES NUNES

SOCIEDADE LIMITADA

Trabalho apresentado na disciplina de Direito Empresarial, do curso de Direito da Faculdade Casa do Estudante, 3º Período, 2014,
Como requisito para obtenção de nota parcial.
Professor Orientador: Dalton Almeida

Aracruz,
2014
1. SOCIEDADE LIMITADA
A sociedade limitada é regulada pelas normas e disposições que lhe são própria, disposta em nosso código civil, nos artigos 1.052 à 1.087.
Art. 1.052. “Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social”.
A sociedade limitada é na atualidade, o tipo mais comum e usual de organização e Estruturação da empresa coletiva. Representa a espécie societária adequada á constituição das pequenas e médias empresas.
Art. 1.053. “A sociedade limitada rege-se, nas omissões deste Capítulo, pelas normas da sociedade simples”.
“Parágrafo único. O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade anônima”.
De acordo com a Lei nº 6.404/76, por cláusula expressa constante do contrato social, as lacunas e omissões das disposições que regem a sociedade limitada podem ser supridas, diretamente, pelas normas aplicáveis às sociedades anônimas.
Art. 1.054. “O contrato mencionará, no que couber, as indicações do Art. 997, e, se for o caso, a firma social”.
São cláusulas obrigatórias que devem constar do contrato social da sociedade limitada (art. 997) que menciona que a sociedade simples deve ser constituída mediante contrato particular ou

Relacionados