Trabalho de economia

Páginas: 5 (1063 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
a
2012, o ano em que o PIB do Brasil não aconteceu
Desempenho da economia no ano passado relembra o período pós-crise, de contração do PIB, em 2009. Analistas, contudo, estão longe de prever um 2013 de crescimento robusto, como foi em 2010, quando o país cresceu 7,5%
O governo da presidente Dilma Rousseff pode ser estigmatizado por inúmeros acontecimentos políticos e econômicos que ocorreramnos últimos dois anos, como a faxina ministerial, o silêncio sobre o mensalão, a inflação alta, o intervencionismo e a truculência. Mas, talvez, nenhum desses feitos fique mais latente na memória da população do que o Produto Interno Bruto (PIB) quase estagnado – o famoso ‘pibinho’. O crescimento econômico médio da gestão Dilma até 2012 deve ficar em 1,8% - o pior resultado desde o governo Collor eo crescimento mais baixo desde a era Vargas, segundo dados da consultoria MB Associados.
Poucos cidadãos, inteirados ou não sobre economia, conhecem a fundo os detalhes das Contas Nacionais, que serão anunciadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dentro de algumas horas. Mas todos, certamente, engolirão a seco a sensação frustrante de viver em um país cujo PIB, nosúltimos dois anos, insiste em não crescer – justamente no momento em que a crise mundial dá sinais de melhora.
A oferta em baixa, os investimentos no campo negativo e as dificuldades enfrentadas pela indústria devem fazer com que o Brasil apresente, em 2012, um dos piores resultados anuais do PIB desde 2009, quando o país ainda sofria os impactos imediatos da crise econômica mundial – que foi difundidaa partir da crise imobiliária nos Estados Unidos. Apesar de as estimativas mais otimistas para o crescimento econômico no quarto trimestre de 2012 levarem a um resultado anual de 1%, ainda fica abaixo do que especialistas projetavam no começo do ano - algo em torno de 3% - muito aquém dos 4,5% esperados pelo governo à época.




















Variação do PIB brasileiro ficaabaixo de México, Rússia e EUA; veja outros países

O tímido avanço do PIB brasileiro em 2012, de 0,9%, coloca o país no grupo das economias com um dos piores níveis de crescimento no ano passado.
PIB cresce 0,9% e tem o pior desempenho desde 2009
Entenda o que é o PIB e como é feito o cálculo
Saiba como interpretar o PIB para as suas aplicações
Com um mundo ainda em um cenário de crise, aeconomia brasileira ficou acima do desempenho da maior parte dos países europeus, que, em boa parte, não conseguiram deixar o cenário de estagnação iniciado após o estouro da bolha financeira mundial de 2008.
Na região, enquanto Alemanha e Reino Unido tiveram crescimento fraco (0,7% e 0,2%, respectivamente), Itália, Portugal e Espanha amargaram variações negativas do PIB no ano passado.
Oresultado brasileiro, contudo, é inferior a mercados emergentes, comparados ao Brasil com mais frequência. Rússia e México, por exemplo, tiveram crescimento superior a 3%, enquanto China e Indonésia registraram avanço acima de 6%.
Mesmo a África do Sul, que teve um desempenhos mais fracos entre o grupo dos emergentes, ficou à frente do Brasil, com avanço de 2,5%.
O Brasil fica atrás também deeconomias avançadas fora da zona do euro. É o caso de Japão (1,9%) e Estados Unidos (2,2%), que passaram por um ano de recuperação em 2012.
BRASIL
O PIB brasileiro encerrou o ano com o pior resultado desde 2009, quando o país sentia ainda os efeitos do estouro da crise financeira mundial. A indústria foi uma das principais vilãs do crescimento no ano.
A produção recuou 2,7% e ficou negativa em 9 dos 14locais pesquisados pelo IBGE. Maior concorrência com importados, perda de mercados no exterior e inadimplência dos consumidores estão por trás do tombo da atividade industrial.
A expectativa é de retomada no setor neste ano na esteira de uma safra recorde, planos de investimento em infraestrutura e menor nível de estoques. A previsão é de um avanço de 3%.
Com a ajuda da indústria, menos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de economia
  • Trabalho economia
  • Trabalho de economia
  • Trabalho de Economia
  • trabalho economia
  • Trabalho de economia
  • Trabalho de economia
  • Trabalho de economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!