Trabalho de contabilidade

Páginas: 5 (1048 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
BALANÇO PATRIMONIAL (BP)

CONCEITOS:
Para entender melhor como a validade das informações prestadas pelo Balanço Patrimonial são de extrema importância para os usuários da contabilidade é necessário saber o seu significado. Segundo Barros (2002, p. 03):
O Balanço Patrimonial é a representação gráfica do patrimônio. No Balanço constam os valores do Ativo, do Passivo e do Patrimônio Líquido emdeterminado momento (na data em que o balanço for elaborado, ou “levantado”, como se costuma dizer).
O Balanço Patrimonial é uma das principais demonstrações contábeis. Segundo Marion (2005, p. 42):
É a principal demonstração contábil. Reflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano de um período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de umasó vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data.
Segundo Iudícibus (1985 p.153): Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento. Por esse motivo é tecnicamente chamado de “Balanço Patrimonial”.
Balanço Patrimonial se divide em duas colunas:
• a da esquerda contém o Ativo;
• a dadireita contém o Passivo e o Patrimônio Liquido.
BALANÇO PATRIMONIAL
PASSIVO e
ATIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO


Fonte: Marion, José Carlos, Contabilidade Empresarial -2005, p. 42 - Figura 2.3

O Balanço Patrimonial se estrutura da seguinte maneira:
Ativo = Bens e Direitos;
Passivo = Obrigações com terceiros e Patrimônio Líquido.
As contas do Balanço Patrimonial são classificadas em doisgrupos:
Grupos de contas do Ativo:
 Ativo Circulante:
 Disponibilidades;
 Estoques;
 Créditos;
 Despesas de Exercício Seguinte.
 Não - Circulante Realizável a longo Prazo:
 Investimentos;
 Imobilizado;
 Intangível;
 Diferido.
Grupos de contas do Passivo:
 Passivo Circulante:
 Obrigações de Curto Prazo.
 Não – Circulante Obrigações a Longo Prazo;
 Patrimônio Líquido,dividindo-se em:
 Capital;
 Reservas;
 Ajustes de Avaliação Patrimonial.
O Balanço Patrimonial deverá conter: o nome completo da empresa título da demonstração (Balanço Patrimonial), data de encerramento.
Segundo a Lei das S.A. as demonstrações de cada exercício deverão ser publicadas com a indicação dos valores correspondentes do exercício anterior. Sendo assim o Balanço Patrimonial, bemcomo todas as Demonstrações Financeiras, serão apresentados em duas colunas: Exercício Atual e Exercício Anterior. Com essa apresentação os usuários das demonstrações contábeis poderão observar os valores de um ano para o outro propiciando uma comparação entre os dois exercícios ajudando muito no processo de tomada de decisão. Portanto, o Balanço Patrimonial é uma ferramenta muito importante eindispensável para todas as empresas independente do seu ramo de atividade e forma de tributação. O Balanço Patrimonial evidencia qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da entidade em um determinado período contribuindo para o processo de tomada de decisão.


DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

CONCEITOS:

É uma demonstração contabilística dinâmica quese destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais dedivulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e, trimestralmente para fins fiscais.
De acordo com a legislação brasileira (Lei nº 6.404, de 15 – 12 – 1976, Lei da Sociedade por Ações), as empresas deverão discriminar na Demonstração do Resultado do Exercício:
 A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
 A receita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de contabilidade
  • Trabalho de Contabilidade
  • trabalho de contabilidade
  • Trabalho de Contabilidade
  • Trabalho Contabilidade
  • TRABALHO CONTABILIDADE
  • Trabalho de contabilidade
  • Trabalho de contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!