TRABALHO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Lideran a

1568 palavras 7 páginas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

“LIDERANÇA”

JAIR FERNANDO DE SOUZA BARCELOS

PROFESSORA ADRIANA HILAL

Rio de Janeiro, 27 de abril de 2015.

Introdução
Com a competitividade atual o mercado exige cada vez mais dos gestores das empresas, ou seja, liderar os colaboradores no sentido de resolver os problemas relacionados às questões de falta de capacidade gerencial e das relações humanas, visando melhorar o desempenho na organização.
O presente artigo refere se ao estudo de como a liderança é vista e aplicada na Elfe Óleo e Gás S/A, uma empresa nacional que tem como seu maior patrimônio as pessoas que ali desempenham suas funções. Buscou-se levantar o assunto com base na avaliação do aluno considerando a teoria apresentada no curso e a análise na rotina e prática de posições estratégicas da empresa.
Acreditando que os principais fatores determinantes na formação, desenvolvimento e prática organizacional é desempenhando por uma liderança eficaz, em 2013, iniciou-se um processo de reestruturação organizacional com objetivo de profissionalizar a gestão da empresa. O projeto consistia em observar a presença de fatores que caracterizam a liderança na empresa e a presença também no conceito dos gestores. Espera-se que estando estes conceitos inseridos na forma de agir e pensar dos gestores, seus colaboradores estarão tendo acesso e compartilhando dos resultados dessa nova forma de gestão. Uma vez que a liderança exerce influência aos liderados e permite compartilhar uma visão de futuro, para o alcance de objetivos organizacionais.

LIDERANÇA

O termo liderança desperta um grande interesse no campo social, para alguns os “líderes” são os que produzem a verdadeira transformação, para outros, o foco no indivíduo não permite enxergar a verdadeira essência das mudanças. Existem diferentes conceitos dados à mesma palavra. Nesse contexto a liderança é considerada para alguns como sendo um conjunto de fatores

Relacionados