Trabalho de Ambiental

Páginas: 35 (8734 palavras) Publicado: 11 de abril de 2014
1.0 INTRODUÇÃO

As ações antropogênicas em sua grande maioria atuam de forma negativa no ambiente, principalmente quanto executadas em cursos d’água no espaço urbano. Decorrentes destas ações presenciam-se a cada ano no território brasileiro, diversos problemas como inundações, poluição dos cursos d’águas, doenças de veiculação hídrica, perdas de bens materiais e até mesmo de vida,reduzindo a qualidade de vida de uma grande parcela da população. Sabe-se que as ações antropogênicas nas bacias hidrográficas não estão relacionadas apenas ao impacto que ocasionam danos no ambiente, existem políticas e ações da sociedade civil que ao contrário favorecem o bom funcionamento do meio.
O processo de urbanização sem acompanhamento de infraestruturas têm tido um papel fundamental nos danosambientais ocorridos nas cidades. O rápido crescimento urbano causa uma pressão significativa sobre o meio físico, poluição atmosférica, do solo, das águas, deslizamentos, inundações, etc., estes são alguns dos exemplos que podem ser citados culminando em um cenário onde as aglomerações possuem altos índices de ocupação informal, carente de infraestrutura e serviços, caracterizando os assimchamados assentamentos urbanos precários.
Os danos ambientais nos centros urbanos brasileiro acontecem por vários fatores, entre eles, a falta de fiscalização do poder público, déficit habitacional, ausência de políticas públicas que trabalhe de forma mais eficaz com a educação ambiental em todas as faixas etárias da sociedade, serviços de saneamento básicos insatisfatórios e perpassando a sociedadeem que insiste ocupar e usar o solo urbano sem um devido compromisso com a sustentabilidade ambiental.
No município de Manaus não se difere dos centros urbanos brasileiros, um dos principais vetores de pressão sobre o meio ambiente é a ocupação irregular de áreas de preservação ambiental, incluindo nestas as margens dos igarapés.
O levantamento temporal-espacial e a análisedas ações antropogênicas na microbacia hidrográfica do Bindá e suas implicações ambientais constitui o objetivo geral da pesquisa, cujo alcance se deu por meio das seguintes abordagens: identificação dos principais impactos antropogênicos na microbacia; do apontamento das ações de intervenção do poder público; do fornecimento de informações a respeito das consequências destas intervenções.
1.1Localização da área de estudo.

Manaus está localizada na parte central da Amazônia Brasileira, próxima a foz do Rio Negro afluente do Rio Amazonas. A capital do Amazonas limita-se a norte com o município de Presidente Figueiredo, ao sul com os municípios de Iranduba e Careiro, a leste com os municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara e a oeste com o município de Novo Airão. A área urbana deManaus abrange quatro grandes bacias hidrográficas, contribuintes da bacia do rio Negro. As bacias do igarapé de São Raimundo (maior bacia hidrográfica urbana do município) e do igarapé do Educandos encontram-se integralmente dentro da cidade, e as bacias do igarapé do Tarumã-Açu e do rio Puraquequara estão parcialmente inserida na malha urbana (Figura 01).
O igarapé do Bindá tem sua nascentelocalizadas no conjunto Mundo Novo na Zona Norte do município de Manaus. Este igarapé percorre a cidade de Manaus no sentido norte – centro-oeste, delimitando os seguintes bairros - Cidade Nova, Parque das Laranjeiras, União, Parque 10 de Novembro e o bairro da Chapada, tem sua foz no igarapé dos Franceses após cruzar Av. Constantino Nery. (Figura 01 – Anexo I).


1.2. AspectosNaturais.
1.2.1. Clima.

A cidade de Manaus encontra-se na faixa de domínio tropical, característico de grande parte do Brasil, sendo marcada por duas estações que podem ser diferenciadas quanto ao nível de precipitação. Assim sendo, segundo a classificação de Köppen, essa região se insere no grupo A (clima tropical chuvoso), sendo identificados dois tipos climáticos: Af, sempre úmido com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO AMBIENTAL
  • Trabalho Ambiental
  • trabalho ambiental
  • Trabalho ambiental
  • trabalho de ambiental
  • Trabalho Ambiental
  • Trabalho De Ambiental
  • Trabalho Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!