doencas

Páginas: 7 (1718 palavras) Publicado: 11 de abril de 2014
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
COLEGIO ABOOBAKAR SIDIK R.T.A

SECÇÃO DE CIÊNCIAS





Tema: Doenças causadas por Bactérias e Vírus









Discentes: Docente: Dr.Nicolela
Celeste
Carlos
NelsonMatola ao 30 de Março de 2014






















1.Sarampo 
O sarampo é uma enfermidade infecciosa aguda, muito contagiosa, produzida por vírus filtrável, caracterizada por uma erupção acompanhada desecreções dos olhos, nariz e brônquios 
Toda pessoa que não haja tido sarampo está sujeita a contraí-lo. O contágio se faz habitualmente pelas secreções das vias respiratórias do enfermo, onde se contraí o vírus.  

Agente causador:
O sarampo é uma doença infecciosa aguda,  de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância.
O vírus do sarampo pertenceao género Morbillivirus, família Paramyxoviridae.

Sintomas: 

Depois de um período de incubação de uns 12 dias, começam os sintomas da enfermidade com febre demorada avermelhamento dos olhos e sintomas de secreção nasal (espirros, secreção nasal clara) dor de cabeça, inapetência, etc. 
Aparece a seguir tosse rouca, acentuando-se os sintomas anteriormente descritos, especialmente a febre, queantes da erupção pode chegar até 40º.  
A erupção aparece 2 a 4 dias depois de iniciada a enfermidade. Começa atrás das orelhas estendendo-se às frontes.  
A erupção do sarampo caracteriza-se por manchas avermelhadas irregularmente circulares de 3 a 6 mm de diâmetro.  
Do 5º ao 7º dia pode produzir-se uma leve descamação. A criança costuma sentir-se bem do 8º para o 9º dia.  


Modo deprevenção; 

Vacinação com vírus de linhagem atenuada, Além das precauções gerais que devem tomar toda enfermidade contagiosa.  A prevenção reside sobretudo na vacinação  (vacina combinada: Sarampo-caxumba-rubéola ROR tríplice viral)
Modo de contrair:
 Vírus do sarampo pode ser encontrado em gotículas e secreções do nariz e garganta de uma pessoa infectada, e pode contaminar objectos que ela entrar em contacto. O vírus do sarampo também pode se espalhar pelo ar por onde passou uma pessoa infectada até 2 horas antes.  






 



3.Mononucleose infecciosa 
É clássica e  conhecida também como “febre glandular” e “doença do beijo”, é uma enfermidade que apresenta baixa mortalidade e letalidade, manifestando-se de forma aguda e normalmente de forma benigna.
Modo de prevenção:Modo de contrair:
A infecção por esse vírus se dá através do contacto com a saliva de um indivíduo infectado. Após esse prévio contacto, há a penetração do vírus pela faringe no tecido linfóide do anel de Waldeyer, ocorrendo uma viremia, acometimento do sistema linforreticular, em especial fígado, baço, medula óssea e pulmões.
Agente causador:
É causada por um vírus  conhecido comoEpstein-Barr (EBV), um gama vírus DNA (Linfocriptovírus) que pertence ao grupo Herpes
Sintomas:
Os primeiros indícios são: febre, calafrio, inapetência, fadiga, mal-estar. Também pode estar presente intolerância ao cigarro, vómito, náuseas e foto fobia. Outros sintomas como cefaleia, mialgia e dor de garganta são precoces, frequentes e progressivos.
Profilaxia:


3.SIDA

É uma doença causada pelovírus HIV (sigla, em inglês, de vírus de imunodeficiência humana).  
Identificada a primeira vez nos Estados Unidos em 1981, essa doença espalhou-se por todos os continentes, tornando-se no espaço de poucos anos objecto de grande preocupação internacional.
Agente causador:
A infecção do SIDA se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças
  • Doenças
  • A doença
  • doença
  • a doenca
  • doença
  • doenças
  • doenças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!