Trabalho De Adeilma 1 2 Flex Semetres

1191 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO nome do curso

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ..................................................................................................... 6

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ......................................................................... 7

1. INTRODUÇÃO

O papel da família dentro da organização do sistema social é de suma importância e vem sendo estudada ao longo dos anos pelos antropólogos. A relação família-trabalho é tratada simultaneamente com a estruturação das atividades produtivas e da estruturação das famílias. As pesquisas apontam que na década de 90 ocorreram mudanças no padrão de integração pelo mercado de trabalho o que resultou no aumento do desemprego.
O período de 1981 a 1983 foi marcado pela crise econômica e a entrada da mulher no mercado de trabalho que trouxe várias repercussões para organização e estrutura familiar. Onde o principal desafio para a mulher está na conciliação do tempo para suas diversas atividades (tarefas domésticas, acadêmicas, trabalho externo e poder permanecer com filhos e ambiente familiar).
Já nos anos de 1990 a 1994 as mudanças ocorrem no âmbito família-trabalho, sob a análise da reorganização produtiva. Período marcado pelas estratégias de vinculação das famílias ao mercado de trabalho e pela evidencia dos rearranjos nos diferentes tipos de família. O último período 1997 a 1999 foi o ápice do desemprego. Onde a partir de 1998 além do elevado índice de desemprego ocorre também o declínio da renda familiar e renda per capita. Estes resultados reiteram a pressuposição de que as mudanças na divisão do trabalho e nas relações hierárquicas familiares passam pela impraticabilidade verídica de realização do modelo do chefe responsável. Onde muitas mulheres passam a chefiar sozinhas o ambiente familiar.

2. DESENVOLVIMENTO

A

Relacionados