Trabalho Da Thaina2

911 palavras 4 páginas
Histerectomia

A histerectomia é a cirurgia de retirada do útero, geralmente realizada por um ginecologista. Vários motivos podem levar uma mulher a recorrer à intervenção, como, por exemplo, miomas, câncer de colo do útero e outros. A histerectomia é um recurso utilizado não só em casos avançados de câncer, mas também como medida preventiva. Muitas mulheres escolhem por sua própria vontade fazer uma histerectomia, quer seja como forma de prevenção do cancro ou como forma de controlo da natalidade definitiva, pois ficam estéreis. Outras mulheres fazem uma histerectomia por causa de um crescimento anormal dos ovários, útero ou cérvix, como por exemplo um tumor não maligno, chamado de mioma, ou um agrupamento de células que crescem anormalmente e se juntam fora do útero, conhecidas como endometriose, o que provoca muitas dores durante o sexo e durante o período menstrual. O cancro nos órgãos reprodutivos é outro dos motivos pelo qual muitas mulheres fazem uma histerectomia, pois é uma secreção hiperativa que desequilibra o corpo e todos os seus sistemas.
Tipos de histerectomia:

Histerectomia total ou completa remove o cérvix, assim como o útero. É o tipo mais comum de histerectomia.
Histerectomia parcial remove a parte superior do útero e deixa o cérvix no lugar.
Histerectomia radical remove o útero, cérvix, parte superior da vagina e tecidos de suporte. Isso é feito em alguns casos de câncer. Um ou ambos os ovários e tubos de falópio são removidos juntamente com a histerectomia. Caso a mulher ainda não tenha alcançado a menopausa, a histerectomia a fará parar de menstruar. Ela também não poderá mais engravidar. A mulher também poderá ter sintomas da menopausa, como ondas de calor e secura vaginal. Se ambos os ovários também forem removidos, a mulher entrará subitamente na menopausa.

O procedimento pode ser feito de várias formas: Histerectomia abdominal. Nesse procedimento, é feito um corte na região do abdômen, pelo qual o cirurgião retira o útero da

Relacionados