Slide Comados Elet

2092 palavras 9 páginas
Comando elétricos II

V.1 de Set/13

Inversor de Frequência

Introdução
A evolução tecnológica em certos processos, só foi possível pela utilização de inversores de frequência. Inversor de frequência é dispositivo capaz de gerar uma tensão de baixo custo, que tem finalidade de controlar a velocidade de um motor de indução trifásico, o que acaba gerando economia de energias.
Os sistemas anteriores ao inversor não possibilitavam grande grau de precisão no ajuste da velocidade e do torque, impedindo que as industrias empregassem processos produtivos eficazes e de qualidade. Inversores de Frequência podem substituir, com vantagens, os sistemas de controle de fluxo com válvulas(bombas) ou Dampers (ventiladores).

1-Inversor de Frequência
Inversor de frequência é o equipamento eletroeletrônico capaz de converter a tensão alternada de entrada com frequências constantes em tensão contínua, modulando a tensão e depois gerando em sua saída um a tensão novamente alternada. Porém, a tensão possui sua frequência controlada de variável, que permite controlar a velocidade e o torque de motores de indução trifásicos.
Em alguns inversores podemos encontrar um barramento intermediário entre o retificador e o inversor com filtro e dispositivos de medida da tensão e corrente.
Os inversores de frequência são utilizados na indústria para substituir equipamentos rústicos de variação de velocidade, tais como variadores mecânicos por polias ou engrenagens e os variadores hidráulicos, que tinham uma forma ineficiente de controlar a velocidade além, do grande espaço que era necessário nas máquinas e processos para sua instalação.

A nomenclatura mais popular utilizada é Inversora de Frequência, porém o inversor é um dos componentes internos do conversor de frequência, que é composto basicamente por quatro blocos. São eles:
Circuito de entrada: composto por diodos retificadores, para converter a tensão alternada em contínua;
Circuito intermediário: que inclui um banco de capacitores

Relacionados