trabalho da Rivicka

357 palavras 2 páginas
Como o nome sugere, um controlador de temperatura é um instrumento utilizado para controlar temperatura. O controlador de temperatura recebe uma entrada de um sensor de temperatura e tem uma saída conectada a um elemento de controle, tal como um aquecedor ou um ventilador. um sistema de controle da temperatura baseia-se em um controlador que recebe como entrada um sensor de temperatura, tal como um termopar ou um RTD. Ele compara a temperatura real com a temperatura de controle desejada
Quais são os diferentes tipos de controladores e como eles funcionam?
Existem três tipo básicos de controladores: liga/desliga, proporcional e PID. Dependendo do sistema a ser controlado, o operador poderá optar por um ou outro tipo de controlador.

Controle liga/desliga
Um controlador liga/desliga destaca-se por ser o mais simples dos dispositivos existentes. Este controlador alternará a saída somente quando a temperatura ultrapassar o ponto de ajuste. Em controles de aquecimento, a saída será ligada quando a temperatura estiver abaixo do ponto de ajuste e desligada quando estiver acima do ponto de ajuste. Quando a temperatura ultrapassar o ponto de ajuste para alterar o estado de saída, a temperatura de processo realizará um ciclo contínuo, passando do ponto de ajuste inferior ao superior e vice-versa.
Controle proporcional
Os controles proporcionais são projetados para eliminar o ciclo associado ao controle liga/desliga. Os controles proporcionais diminuem a potência média fornecida ao aquecedor quando a temperatura se aproxima do ponto de ajuste. Por isso, o aquecedor diminui sua atividade de modo que não ocorra sobrelevação do ponto de ajuste. Ele permanecerá próximo ao ponto de ajuste e manterá uma temperatura estável.
Controle PID
O terceiro tipo de controlador fornece controle proporcional com integral e derivativo. Combina o controle proporcional com dois ajustes adicionais, o que ajuda a unidade a compensar automaticamente as alterações no sistema. ajustados

Relacionados