Trabalho Criminologia

Páginas: 2 (486 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Considerando hipoteticamente que a Constituição Federal permitisse, e que fosse proposto um plebiscito questionando a adoção da pena de morte para os crimes de homicídio qualificado, latrocínio,estupro e tráfico de drogas. Qual sua opinião a respeito?
Sou contra a adoção da pena de morte. Destaco os diversos motivos a seguir:
A pena capital seria uma “forma mascarada” de vingança da sociedadeou dos prejudicados contra o criminoso, um ato repudioso para penalizar outro ato reprovável. Trata-se de um mecanismo que não é efetivo, eis que visa apenas à vingança para com o criminoso, portantonão reduz a criminalidade, já que o criminoso não mensura sua pena na hora de cometer o crime.
Ainda, quando o Estado aplica a pena de morte, ele está institucionalizando uma pena que já existe porparte dos bandidos. Portanto, o Estado, quando decide matar, toma para si um direito que nega aos seus cidadãos. Logo, a pena de morte é uma contradição por parte do Estado.
Há outro aspecto relevante. Apena de morte é cruel. O sofrimento de esperar a "sua vez de morrer", assistindo à passagem dos demais condenados à execução, constitui uma brutalidade inominável. Ainda, sempre haverá a possibilidadede estar matando uma pessoa inocente, tendo como exemplo o caso divulgado recentemente que ocorreu no Estado da Carolina do Sul (EUA), onde um indivíduo foi inocentado 70 anos depois de ter sidojulgado condenado e de ter sido executado por um crime que não cometera.(http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/12/18/jovem-negro-e-absolvido-70-anos-depois-de-ser-executado-por-homicidio-nos-eua.htm)
Ademais, o nosso atual sistema judiciário não está preparado para tal mecanismo, uma vez que tal método deve estar obrigatoriamente cercado de garantias, para reduzir aspossibilidades de erro. Esse método pressupõe alto grau de especialização dos profissionais envolvidos nas investigações que apontam a autoria do crime; exige uma decisão preliminar fundamentada na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de criminologia
  • Trabalho Criminologia
  • Trabalho De Criminologia
  • Trabalho de criminologia
  • Trabalho criminologia
  • Trabalho de Criminologia
  • Trabalho de criminologia
  • Trabalho de Criminologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!