TRABALHO COMPLETO DE WANDERLAY

1180 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar e estudar a inserção do ex­ detento no mercado de trabalho, nessa busca de conhecimento percorrendo a historia desses ex­ detentos observa­se a trajetória dessa problemática. O mercado de trabalho brasileiro demanda, de maneira crescente, profissionais qualificados para compor seu quadro laboral.No universo dos egressos do sistema prisional, a dificuldade de encontrar uma colocação junto as empresas é ainda mais evidente, pois o apenado, alem de qualificação profissional que dificulta o seu ingresso no mercado de trabalho ( MAIA,2003).
Esses egressos, ou seja, aquele que estão em liberdade definitiva, ou em liberdade condiciona, durante o período de prova (Brasil,1984,art.26) encontram barreiras significativas para o ingresso no mercado de trabalho bem como para a sua reinserção social. Em contexto nacional, entretanto, os estudos sobre a inserção do egresso no mercado de trabalho são ainda bastante incipientes na área da administração.
Na área de serviço social, direito, e psicologia o debate sobre o assunto estar cada vez recorrente, mas são raras as abordagens relativas ao aspecto da gestão dos egressos nas organizações. Iniciativas do Estado de promover programas que incentivam organizações a contratarem egresso do sistema penitenciário tem colocado o assunto em pauta e levantando questões sobre como realizar essa tarefa com êxito. Alem de programas de governo, a exemplo de o projeto começar de Novo, que visa a ressocialização de egresso do sistema prisional, outras oportunidades estão se estruturando. De acordo com a lei, o egresso é detentor de alguns direitos: como o de ser orientado e receber apoio para ser reintegrada a vida em liberdade e de ter assistência social que deve ajudá­lo na procura de um emprego (Brasil,1984, art.25­26).Entretanto, a prisão não reintegra e o egresso sai do presídio sem

[...] condições mínimas de sobrevivência,

Relacionados