HRIIM

344 palavras 2 páginas
Brancaleone e a Baixa Idade Média
O filme italiano “O Incrível Exército de Brancaleone”, que se passa durante a Baixa Idade Media, conta a história de Brancaleone da Nórcia, um cavaleiro frustrado, que comanda uma equipe formada por quatro homens, com a promessa de conquistar um feudo através de um pergaminho que foi roubado por seus companheiros e garante ao possuidor do mesmo, a posse do feudo de Aurocastro. É possível perceber no filme as formações politicas, culturais e religiosas da sociedade feudal.
Durante o seu percurso em direção a Aurocastro, encontram uma cidade, mas logo descobrem que a mesma está infestada pela Peste Negra, que foi responsável pela morte de cerca de um terço da população europeia. Acreditando que estavam condenados a morte, eles encontram um grupo de fiéis que afirmam que a luta pela fé iria livra-los de sua enfermidade, mas além disso, e da garantia de salvação eterna, as cruzadas transformaram a luta por novas terras em uma luta pela fé cristã. O filme também mostra como eles percebiam os outros povos, que não eram do clero, da nobreza ou servos. Os judeus, representados pela figura do velho Abacuc eram vistos como hereges, em uma cena do filme é possível perceber essa visão quando o judeu é culpado pela falta de sorte do grupo e é batizado; os sarracenos como infiéis e uma ameaça à cristandade. Há ainda os bizantinos que são retratados no filme principalmente pela figura de um cavaleiro trapaceiro.
Brancaleone é recebido com muita festa pelo povo, pois na condição de senhor feudal, ele deveria defendê-los das invasões sarracenas que aconteciam com muita frequência. A Igreja Católica exercia influência sob a mente das pessoas, e o seu poder pode ser percebido na cena que o monge impede a execução de Brancaleone e seu grupo, pelo verdadeiro dono do feudo. A igreja também era responsável por hospitais, pelo ensino e caridade. .
Referências Bibliográficas:
ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. 3. ed. São Paulo:

Relacionados