trabalho cientifico

Páginas: 13 (3195 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
receberá os melhores jogadores do mundo para o que promete ser uma Copa do Mundo tão eletrizante quanto polêmica. O evento vai gerar empregos e obras de infraestrutura, mas também custará bilhões aos cofres públicos. Vai ser um golaço ou bola fora!!!?
No mês de Fevereiro o Ibope inteligente realizou uma pesquisa com a desanimação do brasileiro com a copa :
67% estão desanimados por váriosfatores, a falta de estruturação, o desvio do dinheiro publico, a falta de segurança, o transito engarrafamentos de veículos , o caos aéreos, a saúde publica ,o aumento da violência entre outros.
23% estão animados , dentre desses 23% ,15% são empresários que estão visando o lucro o aumento dos preços dos produtos a demanda elevada e os outros otimista com o sucesso do pais.
10% não quiseramopinar.
a sociedade  conseguirá  estancar  essa  possível sangria  de  dinheiro  público  e obter algum benefício após o fim do Mundial de 2014? É a pergunta que fica.

Temos um histórico de obras superfaturadas. A Vila do Pan-Americano do Rio, por exemplo, foi superfaturada em 1,8 milhão de reais, segundo relatório de 2009. Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF),já foi acusado pelo Ministério Público de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. E ele também preside o Comitê Organizador da Copa de 2014
Ocupando a 73ª posição mundial no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com quase 10% da população analfabeta, o Brasil poderia usar os 20 bilhões de reais a ser investidos na Copa para solucionar demandas mais urgentes, em áreas como educação e saúdepública.
Ainda há dúvidas sobre a capacidade do país de oferecer segurança aos turistas, aos atletas e à própria população. Os embates entre policiais e traficantes no Rio em novembro tiveram ampla repercussão negativa. Caso o país não seja capaz de garantir tempos de paz nas cidades-sedes, poderá queimar sua imagem no exterior e até perder o direito de realizar a Olimpíada de 2016
Para Tim Vickery,seleção brasileira é um "registro vivo do potencial da sociedade" no Brasil
A Copa do Mundo, então, é uma espécie de "Nações Unidas" para o homem comum. Ser o melhor do mundo nessa atividade – o único país a conquistar a taça cinco vezes – é algo que vale a comemoração. A Copa do Mundo é o momento em que o Brasil aparece para todo o planeta por razões positivas: como o país a ser invejado, opaís que tem o melhor estilo. E isso coloca uma questão: como o Brasil seria se o mesmo conceito de meritocracia aplicado no futebol fosse aplicado também em outras áreas da sociedade? Nas famosas palavras do cientista social americano Janet Lever, a seleção brasileira serve como um "registro vivo do potencial da sociedade".
 
Mas, claro, há um enorme abismo entre potencial e realidade. E éexatamente por essa razão que a Copa do Mundo de 2014 está se provando tão "explosiva". Na tensão permanente entre potencial e realidade, o caso típico da Copa do Mundo no Brasil destacaria o primeiro. Mas sediar a versão 2014 está deixando todos os holofotes voltados para a abundância deste último. Se normalmente a competição apresenta razões para o Brasil ser invejado, desta vez - como o mundo inteiroestá assistindo atentamente e nervosamente - está fornecendo os motivos para o país ser criticado, temido ou até mesmo ridicularizado,  falta de planejamento, a falta de segurança no trabalho, a cultura do brasileiro de deixar as coisas para a última hora, a dificuldade de executar as tarefas de forma coletiva, as promessas não cumpridas, as decisões pouco eficientes, a burocracia excessiva, ainfraestrutura precária, o oportunismo de curto prazo, as coisas custando muito mais do que deveriam – tudo isso são componentes diários na vida do brasileiro, que agora estão chamando a atenção do mundo por causa da Copa.
Se destacarmos umas obrigação governamental que depende desse dinheiro público: a Educação – questiono o seguinte: Por que os governantes querem o sucateamento do ensino...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho cientifico
  • Trabalho Científico
  • Trabalhos científicos
  • trabalho cientifico
  • Trabalho Científico
  • trabalho cientifico
  • Trabalhos científicos
  • Trabalho cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!