TRABALHO CEN RIO MACROECON MICO

644 palavras 3 páginas
TRABALHO CENÁRIO MACROECONÔMICO
Questão 1 – Acesse a última Ata do Copom e responda:
a) Quais fatores influenciaram a inflação recentemente?
Os itens comercializáveis e não comercializáveis influenciaram recentemente a inflação, pois, tiveram aumento de 6,16% em doze meses e 7,79%, respectivamente. Sobre os itens comercializáveis, destacam-se os preços de alimentos e bebidas, que aumentaram 7,38%, sensibilizado por fatores climáticos e também os dos serviços, com aumento de 8,99%.

b) Segundo a Ata, qual a tendência da inflação para 2014?
Segundo a ata, haverá persistência da inflação, o que reflete, em parte, a dinâmica dos preços no segmento de serviços. O Copom avalia que os efeitos do comportamento dos preços no atacado sobre a inflação ao consumidor dependerão das condições atuais e prospectivas da demanda e das expectativas dos formadores de preços em relação à trajetória futura da inflação.
Projeta-se variação de 5% em 2014, mesmo valor considerado na reunião do Copom de abril. Essa projeção considera variações ocorridas nos preços da gasolina (1,8%) e do gás de bujão (0,5%), bem como hipóteses de redução de 4,2% nas tarifas de telefonia fixa e de aumento de 11,5% nos preços da eletricidade.
Ata consultada: 183ª Reunião - Data: 27 e 28/5/2014

Questão 2 – Acesso o relatório de Estabilidade Financeira e responda
Qual a estrutura e função deste documento?
Estrutura
O relatório é composto por cinco capítulos. São eles: Ambiente macroeconômico e financeiro, Sistema bancário, Sistema de Pagamentos Brasileiro, Organização do Sistema Financeiro Nacional e Regulação do Sistema Financeiro Nacional.
No capítulo 1 são abordados os Mercados financeiros internacionais e Nacional. No 2, Liquidez, Crédito, Rentabilidade, Solvência e Testes de estresse de capital (análise de cenário e de sensibilidade). No capítulo 3 são abordados os temas Desempenho dos sistemas de transferência de fundos e Desempenho dos sistemas de compensação e de liquidação de títulos, valores

Relacionados

  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas
  • OR AMENTO EMPRESARIAL MARCOS EDUVALE
    34724 palavras | 139 páginas