Trabalho As Celulas2 2

807 palavras 4 páginas
Introdução Do latim, a palavra célula (cella) significa pequena cavidade, a célula foi descoberta em 1665 pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), as células dos seres vivos podem ser procariontes ou eucariontes. O que diferencia um tipo do outro é a complexidade da estrutura celular e funcionamento. Cada ser vivo é composto de uma ou mais células de apenas um tipo, ou seja, ou o ser vivo é procarionte ou eucarionte.

Tipos de Células do Corpo Humano A maior célula humana é a gameta sexual feminino, o óvulo; e, por outro lado, a menor célula é o espermatozóide (gameta sexual masculino).
O corpo humano é formado por uma quantidade enorme de células, que por sua vez, são consideradas a menor parte dos organismos vivos, sendo, portanto, elementos estruturais e funcionais. Dessa forma, podemos considerar o corpo humano pluricelular, constituído de 10 trilhões de células que trabalham de maneira integrada, donde cada uma possui uma função específica, a saber: nutrição, proteção, produção de energia e reprodução, Dentre as células que fazem parte do corpo humano temos:
Células do Cérebro
Composto por milhões de células, o cérebro é formado por diversos tipos delas, a saber: a micróglia (defesa do sistema nervoso), a célula dendrítica(células imunes que transportam antígenos), o neurônio (transmissão de mensagens) e a célula de Schwann (produção de mielina que auxiliam na produção dos impulsos nervosos).
Células do Sangue
O sangue humano é formado por diversos tipos de células, cada qual com sua função, as mais importantes são: as hemácias chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos (transporte de oxigénio); os leucócitos ou glóbulos brancos (atuam no sistema imunológico do corpo na medida em que combate e eliminam microorganismos); e os trombócitos ou plaquetas (coagulação sanguínea).
Célula dos Ossos
Os ossos são formados por células chamadas de osteócitos (secreção de substâncias); osteoclastos (grande células com

Relacionados

  • PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS: as principais discussões e o posicionamento do ordenamento jurídico brasileiro com ênfase na Ação Direta de Inconstitucionalidade 3510/DF
    5733 palavras | 23 páginas
  • Celulas
    7894 palavras | 32 páginas
  • Vacinas ocupacionais
    8664 palavras | 35 páginas