Trabalho Academico

Páginas: 7 (1620 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
FUNDAMENTOS TEORICO-METODOLOGICOS CONTEMPORANEOS I
1 - Ao compreendermos os sistemas em termos de circularidade consideramos que a história passada é elemento ativo na configuração e constituição da história presente. Dentro desta linha de pensamento é possível encontrarmos contribuições que se referem ao processo de superação da linearidade causal em direção à compreensão sistêmica da vida, domundo e da natureza.
Neste sentido, cite três destas contribuições e as explique conforme discussão contida no material da disciplina.
R1: A primeira contribuição trata dos processos circulares e a da retroalimentação.
Define retroalimentação como um processo por onde um sistema realimenta seu próprio processo através de algo que ele mesmo produz, com o objetivo de manter seu padrão e estadode organização. Assim é possível que evitar que a contínua produção do mesmo conteúdo gere sua própria destruição.
A segunda contribuição trata da retroalimentação positiva.
Segundo o autor Bateson, os modelos cibernéticos são dotados de um outro tipo de mecanismo de retroalimentação que, em vez de corrigir o desvio, o aumenta. É o que chamam de retroalimentação positiva. Tal mecanismo pode levarà sua destruição ou a uma mudança incontínua, modificando o padrão de funcionamento.
Tal mudança descontínua foi caracterizada por Bateson como mudança de segunda ordem, por justamente estar além das reversíveis e adaptativas que mantém o sistema próximo do seu padrão, frente às correções de desvio.
A terceira contribuição trata das estruturas dissipativas, da ordem através do ruído e daautorreferência.
Define que a auto referência é o processo pelo qual os sistemas instituem seus parâmetros, qualidades e valores considerando a teia de relações e interações.
A partir dai o sistema passa a ser visto como uma rede de fabricação de componentes que são capazes de produzir novos componentes, em um processo recursivo e auto referente.
R2: 1 – Processos circulares e a daretroalimentação: A Retroalimentação é o processo onde um produto de um sistema é capaz de se auto alimentar.
Segundo o autor enquanto na cibernética, um sistema fechado se desenvolve em direção a uma desordem crescente, nos processos circulares e a de retroalimentação, os organismos vivos contradizem essa posição, pois nos organismos vivos é possível tanto o crescimento da ordem quanto à diminuição da entropia.2 - Retroalimentação positiva: A Retroalimentação positiva é definida como aquela que acresce a situação, dando origem a elementos e informações novas, capazes de criar condições indispensáveis para que o sistema se estabilize em patamares cada vez complexos de organização. É o processo onde um produto de um sistema é capaz de retornar a alimentar seu próprio sistema.
3 - Observação e linguagemnão são neutras: Através do ato de se observar, o observador é capaz de delimitar em si mesmo outro sistema autônomo, onde há a interação entre o observador e o sistema observado por meio de processos auto-referenciais, sobrepujando a distinção entre o observador e o que se é observado.
Entende-se assim que o mundo não é um sistema externo onde se capta somente ao observar, mas sim uma construçãoque surge pela dinâmica da nossa experiência de seres participantes da construção do mundo que se vive.


GESTAO SOCIAL E SERVICO SOCIAL
2 - A gestão está relacionada à forma de conduzir ações e/ou organizações, visando alcançar determinados fins, de acordo com o interesse de indivíduos, grupos, organizações e classes. Neste sentido, faça uma reflexão justificando a importância dos AssistentesSociais conhecerem os conceitos e ferramentas de gestão. (10 linhas)
R: O assistente social é um profissional que atua na área das políticas públicas de um povo ou instituição, atendendo as necessidades sociais dessa população e efetivando seus direitos previstos em leis. Essas políticas públicas se estabelecem pelo dever do Estado, e operam programas, projetos, serviços, benefícios e ações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos academicos
  • trabalhos academicos
  • Trabalhos academico
  • Trabalho academico
  • Trabalhos academicos
  • Trabalho academico
  • trabalho academico
  • trabalho academico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!