Trabalho_2013_1

1422 palavras 6 páginas
Disciplina: MC&PBD

Professores Espindola & Galina

Enunciado de trabalho prático
O trabalho prático da disciplina versa sobre um sistema de informação (SI), cuja camada de persistência de dados deve ser modelada e implantada em computador. O trabalho deve ser elaborado em grupos de no máximo 4 alunos. Não serão aceitos trabalhos individuais.
Etapa 1) Projeto Conceitual da Base de Dados
Para um problema factível e interessante, a ser construído pelo grupo, modelar um esquema conceitual completo (com a especificação dos atributos e restrições de integridade), contemplando no mínimo:
a) 6 entidades;
b) 2 relacionamentos com cardinalidade máxima n-m sendo que pelo menos 1 deles deve ter atributos;
c) uma hierarquia de generalização;
d) 30 atributos, espalhados nas entidades/relacionamentos.
ATENÇÃO: não serão aceitas modelagens de sistemas de informação versando sobre problemas que atentem à moral e aos bons costumes, e que refiram, direta ou indiretamente, a atividades classificadas como contravenções ou crimes.
Será considerada a criatividade e qualidade do Universo de Discurso (UdD) descrito e da modelagem realizada. O UdD deve ser completo e coerente, e devem ficar evidentes os requisitos informacionais a serem atendidos pelo SI. Em particular devem ser esclarecidos, de forma precisa, o objetivo do SI (e.g.
“gerenciar o acervo de uma biblioteca, o conjunto de usuários, e os empréstimos e reservas de obras”), e as principais funcionalidades que devem ser atendidas (e.g. “informar a relação dos usuários, informar por usuário a relação de obras por ele correntemente emprestadas, permitir o cadastramento de novos usuários”, etc). Pelo menos 5 (cinco) funcionalidades são esperadas em cada UdD. Serão desconsideradas descrições que sejam meras leituras, em português, do esquema desenvolvido.
Todas as entidades/ relacionamentos redundantes e/ou desnecessários devem ser eliminados. Deve ser usado o recurso de atributos opcionais sempre que

Relacionados