Trabalhando Com Recrea O

Páginas: 11 (2533 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015
Trabalhando com Recreação
Cap 01.
Conceitos fundamentais
Diferença entre lazer e recreação.
Para isso, precisamos anteceder e partes de algumas outras idéias, que veremos a seguir.
*Tempo total: Todo o tempo da vida de uma pessoa, ou seja, todas as horas do dia, todos os dias do ano, e assim por diante. Esse tempo subdivide-se em 3 partes, as quais não tem obrigatóriamente a mesma duração, aqual varia de pessoa para pessoa, e que cada dessas partes aumenta em função da diminuição de alguma das outras duas.
1º * Tempo de trabalho : é o tempo que a pessoa utiliza direta ou indiretamente em função de sua produção. Isso implica em compromisso, responsabilidade, obrigação e ate mesmo retorno financeiro. Considera-se tempo de trabalho o tempo utilizado indiretamente, como: O tempo gasto parachegar-se ao local de trabalho, ou o tempo que um professor gasta para elaborar uma aula ou corrigir provas, mesmo que aconteça fora de seu ambiente de trabalho e fora de seu horário especifico de trabalho. É necessário frisar: tempo de trabalho e horário de trabalho são coisas diferentes; Ou seja, nem tudo o que a pessoa faz em função de sua produção é feito em seu horário de trabalho, massempre será tempo de trabalho.
Ex: O tempo de estudo, dentro e fora da escola, também será considerado como tempo de trabalho.
2º * Tempo de necessidades básicas Vitais: É todo o tempo utilizado para realização de necessidades sem as quais um ser humano não vive, ou não tem boas condições de sobrevivência. Podemos dividi-las em 4 grandes grupos: sono, alimentação, necessidades fisiológicas ehigiene.
3º * A mais importante do nosso estudo tempo livre. Se as outras 2 partes do tempos total estão ocupadas, o que sobre é o tempo livre que as pessoas tem seu tempo de lazer; quando essa pessoa tem vontade, predisposição para se dedicar alguma atitude voltada para o lúdico, essa pessoa se encontra numa situação de lazer. Lúdico tudo aquilo que leva uma pessoa somente a se divertir, se entreter, sealegrar, passar o tempo. Este estado acontece espontaneamente e não pode ser provocado, talvez, apenas estimulado. Quando acontece a concretização dessa vontade chamada de lazer, ela esta tendo sua recreação.
Recreação não é a atividade, mas sim o fato de estar-se concretizando esse anseio. Recreação é uma circunstancia uma atitude.
A Atividade que a pessoa pratica e através da qual elaconsegue atingir sua recreação chamamos de Atividade Lúdica de Atividade Recreativa. Recreação é diferente da atividade recreativa.
Existem ainda as obrigações sociais: Que existe dentro do tempo livre, mas não é lazer, pois não tem o componente lúdico: Ex: umas festas a qual não queremos comparecer, porem vão por obrigação ou ainda um velório, ou mesmo fazer compras do dia-a-dia.
O Lazer: é o estadode espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente (não deliberadamente), dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico (diversão, alegria, entretenimento).
A Recreação: é o fato, ou o momento, ou a circunstância que o individuo escolhe espontaneamente e deliberadamente, através do qual ele satisfaz (Sacia) seus anseios voltados ao seu lazer.
2 Conceitos importantes:
Ócio: é “nada fazer”de forma lúdica positiva e opcional. Pode ate ser uma opção de lazer.
Ociosidade: é “nada fazer” de forma negativa, compulsória. O individuo preferencial esta fazendo algo, mas é impedido, não tem opção.
Cap 02.
Características Básicas da Recreação
A recreação apresenta cinco características básicas, as quais deverão ser sempre observadas, pois uma vez quebradas fazem com que o praticante nãodesenvolva sua recreação na forma mais ampla. São elas:
1. A recreação deve ser encarada pelo praticante como um fim em si mesma, sem que se espere benefícios ou resultados específicos.
A pessoa que busca sua recreação nunca terá outro objetivo com sua pratica que não apenas o fato de se recrear.
2. A recreação deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente segundo os interesses de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recrea O
  • RECREA O
  • Trabalhando
  • trabalhando
  • trabalhando
  • Por que estou trabalhando?
  • Trabalhando...
  • APS DE RECREA O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!