PRÁTICA DOCENTE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: REFLETINDO O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFATIL NA ESCOLA E.M.J

8797 palavras 36 páginas
1. INTRODUÇÃO

Este estudo foi idealizado com base em refletir o lúdico na educação infantil, especificamente um estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Assú, a EMJ. O intuito de inserir o lúdico na pedagogia escolar, é aliar a prática pedagógica com a teoria vista em sala de aula durante a faculdade, fazendo com que o aluno desperte o interesse pelo estudo e por vivenciar a sala de aula, se tornando assim uma ferramenta eficaz contra vários problemas que ocorrem nas escolas brasileiras como a evasão escolar, dentre outros.

O uso de jogos, e da ludicidade como um todo, está presente na vida humana desde os seus primórdios. Na Grécia antiga, assim como na idade média já havia a utilização de jogos. Durante esse período, e por muito tempo, a atividade lúdica era vista apenas como sinônimo de jogo e de divertimento, possuindo um caráter não sério. (MENEZES, 2009, P.11)

Este estudo busca analisar o uso da ludicidade na educação e a sua contribuição para uma melhor aprendizagem do alunado público alvo desta pesquisa, configurando assim nosso objetivo geral de estudo. Os objetivos específicos são: averiguar o papel do professor no processo de ensino aprendizagem e demonstrar o quanto a ludicidade pode colaborar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Em busca de uma temática que me despertasse curiosidade em investigar, resolvi estudar a temática da ludicidade no decorrer da realização do estágio supervisionado em educação infantil, onde percebi que o lúdico poderia ganhar um papel de maior destaque no processo de aprendizagem dos alunos da referida escola. Diante do exposto, percebe-se que estudar e investigar sobre este tema é importante para mostrar que o lúdico é uma ferramenta que pode auxiliar para que o aluno consiga pleno desenvolvimento escolar. Com esta pesquisa iremos também mostrar que o educador é um sujeito preponderante na sala de aula e que ele pode modificar a realidade de milhares de crianças que

Relacionados