Trabalhando Com Fam Lias

Páginas: 4 (939 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Trabalhando com Famílias

Um breve histórico

A família nuclear conjugal moderna – quer dizer, pai, mãe e filhos – da forma como é definida hoje em dia, não foi sempre assim. Foi a consequência demudanças na forma de atuação de outras instituições, como o Estado e a Igreja, que, há cerca de três séculos, começaram a valorizar o “sentimento de família”.

Mais tarde (séc. XIX e início do séc.XX), as famílias das classes trabalhadoras também acabaram adotando o modelo da família nuclear burguesa, quando foram forçadas a deixar o campo e ingressar no trabalho em indústrias nas cidades.

Foi omodelo europeu dos colonizadores que se impôs como modelo social de família.

Em nosso país, assim como em outras colônias que receberam escravos, o modelo matrifocal tornou-se o mais comum. Refere-seàquele que se organiza em torno da mulher quando não há um companheiro, mas assume uma forma patriarcal quando há.

Observou-se que as pessoas ficavam divididas entre as formas de viver de famíliaque eram dadas como modelo e aquelas que elas escolhiam em virtude das dificuldades que passavam.

Considerando só os pontos em comum entre as famílias, tal como viviam o seu cotidiano, o quadro que seapresentou pode ser posto da seguinte maneira: a família se estabelece a partir da decisão de algumas pessoas conviveram, assumindo o compromisso de uma ligação duradoura entre si, incluindo umarelação de cuidado entre os adultos e deles para com as crianças que aparecerem nesse contexto.

Em algumas das famílias, a mulher é que assume a família como chefe. Os homens, nessas famílias, entraram,saíram, formaram outra (s) família (s) e o núcleo continuou sob a responsabilidade da mulher. Em algumas famílias essa presença do homem é deplorada, noutras é circunstancial e noutras foi instituída.Mas, quando o homem está presente, ele é quem tem a posição mais alta da hierarquia familiar e tem a função de manter materialmente a família.

Ao mesmo tempo em que as famílias iam vivendo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FAM LIA
  • A RELA O FAM LIA Breno
  • Contra o Estatuto das Fam lias
  • tipos de fam lia na sociedade
  • A Origem Da Fam Lia
  • Fam Lia E Sociedades
  • DIREITO DE FAM LIA GUARDA
  • PROJETO De A O Bolsa Fam Lia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!