traba

Páginas: 9 (2052 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013














REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO NO BRASIL E
MECANISMOS DE TRASMISSÃO DA POLÍTICA MONETÁRIA 
 
 
 
 
 
 
 








 
 








Maceió, 30 de julho de 2013.

















O objetivo desse trabalho é descrever o ambiente econômico sob o qual é implementado o regime de metas de inflação no Brasil. Para atingir tal propósito,serão definidos os conceitos e bases que fundamentam o regime de metas de inflação e o como qual o regime foi implantado no Brasil e serão expostos os principais canais de transmissão da política monetária.






















REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO NO BRASIL 
 
Adotado em diversos países a partir do ano de 1990 em que o país pioneiro foi a Nova Zelândia, o Regimede Metas de inflação foi adotado em diversos países, no Brasil ele foi implementado em 1999, com o intuito de ser um instrumento para controle inflacionário, logo após o colapso do sistema de ancoragem cambial. Esse regime consiste basicamente na influência do Banco Central de modo que a taxa de inflação mantenha-se em uma meta pré-estabelecida. Tem como variável de controle, a taxa de juros dedescontos dos títulos públicos (a curto prazo), a taxa SELIC( Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Tem como característica alguns elementos como:
Conhecimento público das metas de inflação determinadas para médio e longo prazo;
Comprometimento com a estabilidade de preços como único objetivo da política monetária;
Transparência na divulgação de suas políticas e mecanismos pararesponsabilizar as autoridades monetárias pelo cumprimento das metas inflacionárias.
O funcionamento do sistema de metas é simples. O governo escolhe um índice oficial de preços para balizar regime, que no caso do Brasil, Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e estipula a meta de inflação a ser alcançada com um intervalo de tolerância. No Brasil é utilizado como medida de inflação o IPCA cheio,diferentemente de outros países que adotam somente o núcleo de inflação. A fixação da meta de inflação é influenciada pelo mercado e não por agentes com efetivo poder de formação de preços como os empresários do setor produtivo. 
Os órgãos responsáveis pela manutenção da meta são: o Banco Central, Ministério da Fazenda e do Planejamento, e seus respectivos presidentes. Eles se reúnem de formasigilosa quando debatem e explanam todos os problemas e fragilidades da economia brasileira, em relação a seu cenário interno e externo, até encontrar consenso sobre o valor da meta e o percentual de seu intervalo, essa decisão é anunciada dentro de um ano e estabelece o prazo de mais um ano para ser atingida.  Cabe ao Banco Central do Brasil cumprir as metas de inflação através da determinação da taxabásica de juros da economia. 
O Comitê de Política Monetária (Copom), se reúne a cada 45 dias para estabelecer a meta para a taxa básica de juros (Selic), que considera adequada para cumprir a meta de inflação. A obtenção da meta se dá através dos instrumentos de política monetária.  
Segundo a regra de Taylor, o instrumento de política monetária mais utilizado pelas autoridades monetárias paraatingir a meta de inflação pré-determinada é a taxa de juros. Pois, quando a taxa de inflação tivesse acima da meta a taxa de juros deveria aumentar e vice-versa. Uma importante crítica ao modelo de metas de inflação, diz respeito ao tempo em que uma aleração da taxa de juros leva alguns meses para surtir efeito e, consequentemente, isso pode resultar numa ineficiência da política monetáriaadotada. 
 



IPCA: Composição do Índice 
 
PESO DOS GRUPOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS 
 
 
Tipo de Gasto 
Peso % do Gasto 
(até 31.12.2011) 
Peso % do Gasto 
(a partir de 01.01.2012) 
Alimentação e bebidas 
23,46 
23,12 
Transportes 
18,69 
20,54 
Habitação 
13,25 
14,62 
Saúde e cuidados pessoais 
10,76 
11,09 
Despesas pessoais 
10,54 
9,94 
Vestuário 
6,94 
6,67 ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Traba.
  • Traba
  • TRABA
  • Traba
  • Traba
  • traba
  • traba
  • Traba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!