hidrocefalia

Páginas: 11 (2602 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013



DEFINIÇÃO
A hidrocefalia infantil, congênita ou adquirida, é definida como uma condição clínica decorrente de distúrbio da circulação do líquido cefalorraquidiano, resultando em dilatação ventricular progressiva. Trata-se, da expressão clínica, de algum defeito primário de natureza obstrutiva ou por defeito de reabsorção do líquor produzido no interior dos ventrículos, resultando emaumento das cavidades liquóricas.
Na hidrocefalia congênita ocorrem alterações da dinâmica liquórica, onde há um aumento progressivo dos ventrículos cerebrais, levando à hipertensão intracraniana e macrocrania, com sofrimento cerebral acentuado. Essa complicação requer a necessidade de procedimentos cirúrgicos para derivação liquórica e controle da pressão intracraniana. Isso é feito através dainstalação de sistemas para derivação liquórica. O mais comumente utilizado é o sistema de derivação ventrículo-peritoneal (ventriculoperitoneostomia) com interposição de uma válvula que regula a quantidade de líquor a ser drenado em função da pressão no interior do crânio. Por poder ser colonizado por bactérias, necessita de tratamento com antibióticoterapia sistêmica de largo espectro e de formaprolongada. Nos últimos anos tem sido empregada a ventriculostomia endoscópica, como método alternativo à instalação de próteses valvulares.
Dentre os aspectos que despertam maior preocupação estão as possíveis seqüelas apresentadas pelos pacientes após o tratamento, sendo uma das mais temidas o retardo do desenvolvimento neuro-psico-motor, fator limitante das potencialidades da criança efrequentemente causador de desajustes familiares e sociais.

ETIOLOGIA
Os fatores etiológicos responsáveis pela hidrocefalia congênita denotam problemas que se iniciam na vida intrauterina e se manifestam, em sua maioria, já na base fetal ou logo após o nascimento. Entre estes fatores estão a teratogênese (exposição à radiação), má nutrição materna, estenose do aqueduto de Sylvius, cistos benignos,tumores congênitos, anomalias vasculares, anomalias esqueléticas e infecção uterina (toxoplasmose, citomegalovírus, estafilococo, sífilis, varíola, caxumba, varicela, poliomielite, hepatite infecciosa, vírus da gripe, encefalite e adenovírus). Além disso, existem alguns fatores genéticos como a hidrocefalia ligada ao cromossomo X, de manifestação masculina. Estima-se que constitua 2% dashidrocefalias congênitas. Nos pacientes com hidrocefalia adquirida, as causas podem ser meningite, traumatismo e hemorragia subaracnóidea.

CLASSIFICAÇÃO
A hidrocefalia pode ser classificada como comunicante ou não comunicante, dependendo da sua etiologia.
As hidrocefalias comunicantes resultam de um aumento na produção ou deficiência na absorção do líquor, devido a processos patológicos dos plexoscoróides ou dos seios da dura-máter e granulações aracnóideas. As hidrocefalias não-comunicantes são muito mais frequentes e resultam de obstruções no trajeto do líquor.
Na hidrocefalia congênita, geralmente a obstrução patológica é observada dentro do sistema ventricular, proximal ao espaço subaracnoideo (hidrocefalia não -comunicante). Predominam as lesões no aqueduto de Sylvius e, emdeterminados pacientes, há anomalias múltiplas do sistema nervoso. Já na hidrocefalia adquirida, a obstrução patológica, em geral, encontra-se no espaço subaracnoideo distal ao sistema ventricular (hidrocefalia comunicante). Nesses casos, o achado histológico é fibrose das leptomeninges, inflamação crônica, ou a associação das duas.


FISIOPATOLOGIA

Pode-se observar que, após a obstrução totaldo sistema ventricular, os ventrículos rapidamente se expandem. Nesta fase crítica, em até seis horas, a hidrocefalia se acentua. A expansão imediata se dá pela produção contínua de líquor em um sistema fechado, sem um sistema de absorção. Em resposta a esse acúmulo de LCR, os ventrículos dilatam-se. Observa-se uma seqüência na expansão dos ventrículos, sendo os cornos frontais os primeiros a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hidrocefalia
  • Hidrocefalia
  • HIDROCEFALIA
  • HIDROCEFALIA
  • Hidrocefalia
  • Hidrocefalia
  • hidrocefalia
  • hidrocefalia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!