Traba Musica

Páginas: 3 (543 palavras) Publicado: 15 de março de 2015
Colégio da Polícia Militar do Estado do Tocantins

Aluna: Amanda Ferreira da Costa Turma: 14.02
Profª: Maria Helena













TRABALHO DE MÚSICA





























Palmas,To

Sãoquatro as famílias ou naipes de instrumentos: Cordas, Madeiras, Metais e Percussão.

Cada família – naipe – tem suas características. Nas cordas, os músicos produzem o som ao passarem um arco por cordasretesadas, ou mesmo ao dedilharem as mesmas. Já nas madeiras e metais, os sons são produzidos pelo sopro dos músicos. Por fim, dos instrumentos de percussão os músicos obtém o som ao percutirem-nos ouagitá-los.



A FAMÍLIA DAS CORDAS

As cordas são a base das orquestras, pois constituem mais da metade dos instrumentos da mesma. Esta família é formada por: violinos, violas, violoncelos,contrabaixos e harpas.

Comparando esses instrumentos com as vozes humanas temos:

. os violinos executam as vozes femininas: soprano e contralto

. as violas e os violoncelos executam as vozes masculinas: tenore baixo

O violoncelo, por exemplo, pode reproduzir a altura das quatro vozes, porém é um instrumento mais próprio para o registro grave. Já a viola, tem extensão para três vozes: tenor, contralto esoprano.
O contrabaixo é nas cordas o instrumento de dobra do baixo, executando essa voz uma oitava abaixo. Já a harpa, é um instrumento completo, que tem possibilidade de executar a melodia e aharmonia ao mesmo tempo, tal qual o piano.

A FAMÍLIA DAS MADEIRAS

Os instrumentos da família das madeiras são responsáveis pela maioria dos solos dos sopros e fazem a ligação entre as cordas e os metais,bem como ajudam a manter a afinação de todo o conjunto. Aliás, a nota da afinação de toda a orquestra – o Lá3 – parte de um dos instrumentos do grupo das madeiras: o oboé.
Os instrumentos da famíliadas madeiras são: flautas, flautins ou piccolos, oboés, corne inglês, clarinetas, clarinetas baixo ou clarones, fagotes e contra fagotes.
Esses instrumentos tem como característica principal a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • traba
  • Traba.
  • Traba
  • TRABA
  • Traba
  • Traba
  • traba
  • traba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!