TRAB162

5670 palavras 23 páginas
Crianças peso-pesado

Mamães, cuidado: gordura não é bom sinal. Aquelas dobrinhas a mais podem comprometer a saúde de seu filho ainda muito cedo

Criança gorducha, adulto com problemas. Essa equação tem sido discutida com freqüência pelos especialistas, preocupados com os rumos da obesidade infantil no Brasil. Crianças e jovens chegam cada vez mais cedo aos consultórios dos nutricionistas e pediatras, em busca de soluções para problemas considerados de adultos: pressão, colesterol e triglicerídios altos, indicativos de risco para problemas cardíacos, diabete, derrame e hipertensão, a médio e longo prazos. Essas crianças ainda são sérias candidatas a apresentar, à medida que crescem, problemas ortopédicos e posturais, dermatológicos, respiratórios, estéticos, comportamentais e emocionais.

Os números

A obesidade infantil já é considerada, no mundo todo, caso de saúde pública. No Brasil, estima-se que 15 milhões de crianças e jovens, ou seja, 25% da população infanto-juvenil (mesmo porcentual dos Estados Unidos), pesa mais do que o ideal. E mais: 1,5 milhão já é considerado obeso. Números alarmantes, se levarmos em conta o que apontam as pesquisas norte-americanas: uma criança gordinha tem 40% mais de chances de se tornar um adulto obeso - porcentual que pula para 90% se essa mesma criança continuar brigando com a balança durante a adolescência.

Os estudos realizados nos Estados Unidos são referendados por outros, da Organização Mundial de Saúde (OMS), que apontam: 35% dos adultos obesos foram crianças ou adolescentes gordos e a causa disso é que as células de gordura adquiridas na infância podem perder volume, mas nunca diminuir de quantidade. Em outras palavras: elas estão sempre lá, prontas a "engordar" à primeira derrapada.

As causas

Estão relacionadas com o estilo de vida moderno: sedentarismo e maus hábitos alimentares. As crianças de hoje não têm tanta oportunidade, como antigamente, de brincar de pega-pega, correr atrás de balão, subir em árvore,

Relacionados

Outros Trabalhos Populares