TRAB163

638 palavras 3 páginas
Agentes poluentes da água

A partir do momento em que um fator for prejudicial à vida, será também considerado

poluente. Assim, praticamente todo agente físico ou químico torna-se poluente quando

ultrapassa certo limite em relação ao meio ambiente natural.

Tipos de agentes poluentes da água

Íons de metais de transiçao- Cu ,Hg ,Pb ,Ni ,Cd ;
Compostos orgânicos- Inseticidas, detergente, petróleo;
Nutrientes de plantas- NO ,PO ;
Substâncias radioativas- Despejos com urânio;
Agentes biológicas- Bactérias e vírus;
Calor- Água utilizada na refrigeração de sistemas industriais e usinas nucleares;
Despejos que retiram o oxigênio dissolvidos- despejos animais, vegetação em decomposição;

Os despejos industriais
Apenas 10% da agua utilizada no planeta e para fins domésticos. Boa parte da agua doce e destinada a industria ou a agricultura. Considera-se atualmente que as indústrias são responsáveis por dois terços do total de poluentes produzidos pelo ser humano.
As principais indústrias poluentes são as fabrica de papel, de alimentos, metalúrgicas e de química pesada (produtora de ácidos, sais, bases, óxidos e fertilizantes).
Os detergentes
E uma substância que facilita a dissolução de óleos e gorduras na água. Quando os despejos domésticos e industriais são lançados nos rios, há bactérias que atacam os detergentes biodegradáveis, transformando em moléculas menores, facilitando, assim, sua eliminação. No entanto, há detergentes não-biodegradáveis, altamente poluentes que só podem ser eliminados por técnicas especiais.
Os inseticidas
Também chamados de agrotóxicos, os inseticidas são importante fonte de contaminação de lençóis freáticos, rios e alimentos vegetais. Foi em 1939 que surgiu o DDT(Dicloro-difenil-tricloro-etano). Atualmente mais de cem espécies de insetos tornaram-se resistentes a o DDT. Além disso, a razoável estabilidade da molécula desse inseticida, faz com que ele se acumule na cadeia alimentar, aparecem também algumas espécies animais já estão

Relacionados

Outros Trabalhos Populares