Trab theobald

468 palavras 2 páginas
1) Esse pensamento tinha sido até então mitológico, artístico, teológico, filosófico, mas nunca cientifico, no que dizia respeito ao homem em si.
2) A Antropologia, ou mais precisamente, o projeto antropológico que se esboça nessa época muito tardia na historia não podia existir o conceito de homem enquanto regiões da humanidade permaneceram inexploradas, surge uma região muito pequena do mundo: a Europa, isso trará, evidentemente consequências importantes.
3) De fato, apenas no final do século XVIII é que começa a se constituir um saber cientifico (ou pretensamente cientifico) que toma o homem como objeto do conhecimento e não mais a natureza.
4) A Antropologia percebe que o objeto empírico que tinha escolhido (as sociedades primitivas) está desaparecendo, pois o próprio universo dos “selvagens” não é de forma alguma poupado pela evolução social.
5) só pode ser considerada como antropologia uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade, certamente o acumulo dos dados colhidos a partir de observações diretas, bem como o aperfeiçoamento das técnicas de investigação, conduzem necessariamente a uma especialização do saber.
6) Antropologia biológica: Consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo.
Pré Historica: É o estudo do homem através de vestígios materiais enterrados no solo.
Linguistica: A linguagem é, como toda evidencia parte do patrimônio cultural de uma sociedade.
Psicologica: Aos três primeiros polos de pesquisa que foram mencionados, e que são habitualmente os únicos considerados como constitutivos do campo global da antropologia, fazemos questão pessoalmente de acrescentar um quinto polo: o da antropologia, fazemos questões que consiste no estudo dos processos e do funcionamento do psiquismo humano.
Social e cultural: É apenas um dos aspectos da antropologia. Tudo que constitui uma sociedade: seus modos de produão econômica, sua técnicas, suas

Relacionados

  • Competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente.
    4265 palavras | 18 páginas