TP AdicDiretivas

973 palavras 4 páginas
Diretivas de Compilação

O pré-processador C é um programa que examina o programa fonte escrito em C e executa certas modificações no mesmo, baseado nas Diretivas de Compilação. As diretivas de compilação são comandos que não são compilados, sendo dirigidos ao pré-processador, que é executado pelo compilador antes da execução do processo de compilação propriamente dito. Portanto, o pré-processador modifica o programa fonte, entregando para o compilador um programa modificado. Todas as diretivas de compilação são iniciadas pelo caractere #. As diretivas podem ser colocadas em qualquer parte do programa. Já vimos, e usamos muito, a diretiva #include. Sabemos que ela não gera código mas diz ao compilador que ele deve incluir um arquivo externo na hora da compilação.
As diretivas do C são identificadas por começarem por #. As principais diretivas são definidas pelo padrão ANSI:

#if
#else
#include
#ifdef
#elif
#define
#ifndef
#endif
#undef

Neste documento serão descritas, em linhas gerais, as diretivas #include e #define.

1. A Diretiva include

A diretiva #include causa a inclusão de um programa-fonte em outro. Esta diretiva já foi usada durante o nosso curso diversas vezes. Ela diz ao compilador para incluir, na hora da compilação, um arquivo especificado. Sua forma geral é:

#include "nome_do_arquivo" ou
#include <nome_do_arquivo>

A diferença entre se usar " " e < > é somente a ordem de procura nos diretórios pelo arquivo especificado. Se você quiser informar o nome do arquivo com o caminho completo, ou se o arquivo estiver no diretório de trabalho, use " ". Se o arquivo estiver nos caminhos de procura pré-especificados do compilador, isto é, se ele for um arquivo do próprio sistema (como é o caso de arquivos como stdio.h, string.h, etc...) use < >.
Não há ponto e vírgula após a diretiva de compilação. Esta é uma característica importante de todas as diretivas de compilação e não somente da diretiva #include.

Arquivos-Cabeçalhos

Relacionados