Toxicologia

Páginas: 8 (1897 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
AGENTES TÓXICOS
A toxicologia se ocupa da natureza e dos mecanismos das lesões tóxicas e da avaliação quantitativa do espectro das alterações biológicas produzidos pela exposição aos agentes químicos.
É a ciência que tem como objeto de estudo o efeito adverso de substâncias químicas sobre os organismos vivos, com a finalidade principal de prevenir o aparecimento deste efeito, ou seja,estabelecer o uso seguro destas substâncias químicas.
EFEITOS TÓXICOS
São os efeitos adversos causados por substâncias químicas. Assim, todo o efeito tóxico é indesejável e nocivo. Mas nem todos os efeitos indesejáveis são tóxicos.
Classificação dos efeitos tóxicos
Efeito idiossincrático
As reações idiossincráticas correspondem às respostas quantitativamente anormais a certos agentes tóxicos,provocados por alterações genéticas. O indivíduo pode ter uma resposta adversa com doses baixa ou então ter uma resposta extremamente intensa com doses mais elevadas.
Efeito alérgico
Reações alérgicas ou alergia química são reações adversas que ocorrem somente após uma prévia sensibilização do organismo ao AT, ou a um produto quimicamente semelhante.
Na primeira exposição, a substância age como umhapteno promovendo a formação dos anticorpos, que em duas ou três semanas estão em concentrações suficientes para produzir reações alérgicas em exposições subseqüentes.
Alguns autores não concordam que as alergias químicas sejam efeitos tóxicos, já que elas não obedecem ou apresentam uma relação dose-resposta (elas não são dose dependente). Entretanto, como a alergia química é um efeitoindesejável e adverso ao organismo, pode ser reconhecido como efeito tóxico.
Efeito imediato, crônico e retardado
Efeitos Imediatos ou agudos são aqueles que aparecem imediatamente após uma exposição aguda, ou seja, exposição única ou que ocorre, no máximo, em 24 horas. Em geral são efeitos intensamente graves.
Efeitos crônicos são aqueles resultantes de uma exposição crônica, ou seja, exposição apequenas doses, durante vários meses ou anos. O efeito crônico pode advir de dois mecanismos:
(a) Somatória ou Acúmulo do Agente Tóxico no Organismo: a velocidade de eliminação é menor que a de absorção, assim ao longo da exposição o AT vai sendo somado no organismo, até alcançar um nível tóxico.
(b) Somatória de Efeitos: ocorre quando o dano causado é irreversível e, portanto, vai sendo aumentado acada exposição, até atingir um nível detectável; ou, então, quando o dano é reversível, mas o tempo entre cada exposição é insuficiente para que o organismo se recupere totalmente.
Efeitos retardados são aqueles que só ocorrem após um período de latência, mesmo quando já não mais existe a exposição. Exemplo: efeitos carcinogênicos que têm uma latência a 20-30 anos.
Efeitos reversíveis eirreversíveis
A manifestação de um ou outro efeito vai depender, principalmente, da capacidade do tecido lesado em se recuperar. Assim, lesões hepáticas são geralmente reversíveis, já que este tecido tem grande capacidade de regeneração, enquanto as lesões no sistema nervoso central (SNC) são geralmente irreversíveis, uma vez que as células nervosas são pouco renovadas.
Efeitos locais e sistêmicos
Oefeito local refere-se àquele que ocorre no local do primeiro contato entre o AT e o organismo. Já o sistêmico exige uma absorção e distribuição da substância, de modo a atingir o sítio de ação, onde se encontra o receptor biológico. Existem substâncias que apresentam os dois tipos de efeitos. (ex.: Benzeno, chumbo tetraetila, etc.).
Efeitos resultantes da interação de agentes químicos
O termointeração entre substâncias químicas é utilizado todas as vezes que uma substância altera o efeito de outra. A interação pode ocorrer durante a fase de exposição, toxicocinética ou toxicodinâmica. Como conseqüência destas interações pode resultar diferentes tipos de efeitos:
Adição: É aquele produzido quando o efeito final de dois ou mais agentes é quantitativamente é igual à soma dos efeitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Toxicologia
  • Toxicologia
  • toxicologia
  • toxicologia
  • Toxicologia
  • Toxicologia
  • toxicologia
  • Toxicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!