Toxicologia

Páginas: 3 (594 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2014
A Toxicologia foi considerada até o século XIX como a “ciência dos venenos”. Seu conhecimento, restrito a alguns estudiosos, relacionava-se à traição, medo e morte, pois esse conhecimento pouco eraempregado em benefício da humanidade.
TOXICOLOGIA é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações de substâncias químicas com o organismo. A toxicologia abrange uma vasta área doconhecimento, onde atuam profissionais de diversas formações: Química Toxicológica, Toxicologia Farmacológica, Clínica, Forense, Ocupacional, Veterinária, Ambiental (Eco toxicologia), Aplicada aAlimentos, Genética, Analítica, Experimental e outras áreas.
Divisões da Toxicologia
Toxicologia possui ramos definidos que contribuem para esclarecer a natureza da ação sob o ponto de vista celular,molecular e bioquímico.
Toxicologia Química ou Analítica – É o ramo da Toxicologia que desenvolve técnicas de separação, identificação e quantificação da substância química no ambiente e em materialbiológico, bem como de seus produtos de biotransformação e as alterações bioquímicas relacionadas com sua ação tóxica. Seu desenvolvimento possibilita o diagnóstico clínico da intoxicação, qualifica equantifica a cinética e a dinâmica do toxicaste, subsidiando o tratamento.
Toxicologia Clínica – Através da avaliação clínica de sinais e sintomas da intoxicação e de posse dos achados analíticos,torna-se possível acompanhar e controlar a evolução da intoxicação, estabelecendo medidas específicas de proteção, diagnóstico de patologias e o tratamento.
Toxicologia Experimental – Estuda atoxicidade das substâncias químicas através de experimentos em animais, determinando parâmetros de avaliação de riscos da exposição a um agente tóxico, obedecendo a critérios de similaridade entre o sistemabiológico do animal experimentado e o homem, sobretudo em relação ao metabolismo. Fazem parte também da Toxicologia Experimental os estudos retrospectivos e prospectivos das diversas interações das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Toxicologia
  • Toxicologia
  • toxicologia
  • toxicologia
  • Toxicologia
  • Toxicologia
  • toxicologia
  • Toxicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!