TODOS

Páginas: 6 (1374 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

4.3 PERDENDO A MOTIVAÇÃO

Afinal que é motivação? Motivação é um processo que não se aprende numa palestra sobe o assunto, e sim é algo que vem de dentro de cada pessoa e que é influenciado pela família, pelo meio em que vive. Para Vergara (2009) a motivação é algo intrínseco, e próprio de cada individuo.
De acordo com Vergara (2009) ninguém pode motivar ninguém, apenas tentar influenciarpara provocar a motivação.
A desmotivação também é um processo onde não está simplesmente ligada aos salários baixos ou falta de benéfico. Segundo Chiavenato (1997) as pessoas precisam associar seus objetivos pessoais com os objetivos da organização, porém, nem sempre isso é possível. Muitas pessoas ingressam em uma empresa acreditando que vão conseguir realizar seus objetivos pessoais, e quandoisso não ocorre o individuo perde o interesse, e isso produz a desmotivação.
Um exemplo disse é uma pessoa que dedica horas de estudos para ingressar numa empresa onde sempre sonhou. Ela passa por todos os processos de seleção, é aprovado, quando assume o cargo, se sentindo feliz e realizado. Com o passar do tempo ela analisa e descobre que a empresa possui uma cultura organizacional totalmentediferente do que ele pensava ser, e isso causou conflitos pessoais e interpessoais, causando a desmotivação no individuo.
Podemos dizer que isso é o processo inicial da desmotivação, onde o individuo não consegue mais entender o porquê daquilo que realiza na empresa, já que ao olhar para o lado se observa pessoas que pouco fazem, e ficam de papo furado, criam contendas entre os membros da equipee a chefia é omissa.
Neste contexto muitos decidem sair da empresa, outros entram na fase da acomodação, e ficam desmotivados, aceitando a situação presente porque precisam do tralho.
Para Chiavenato (1997) a motivação é um ciclo que inicia com a necessidade da realização um desejo, que é o estimulo , que leva uma pessoa a uma ação, e que quando é alcançado provoca alivio. Porem, quando nãosatisfeita ocorre a frustração, e isso pode ser descarregado psicologicamente com apatia, depressão, indiferença, agressividade, insônia, crises nervosas, alergias e problemas digestivos.

4.3.1 Defesa

Como foi dito anteriormente a desmotivação surge com a frustração do indivíduo em não ter conseguido alcançar a satisfação de suas necessidades, tanto na vida pessoal como no ambiente de trabalho.Foi dito também que quando uma pessoa é admitida em uma organização, ela precisa associar seus interesses pessoais com os interesses da empresa, e quando isso não ocorre, surge a desmotivação.
Ocorrem, também, muitos outros fatores que contribuem para a desmotivação no ambiente de trabalho, como por exemplo, a atitude omissa do chefe, a injustiça nas avaliações de desempenho, metas inatingíveise muitos outros fatos. Diante disso muitas pessoas criam defesas para tentarem aliviar a pressão que sofrem devido a sua desmotivação.
Para Ana Maria Reis (2009) as pessoas anulam seus valores quando deixam de viver o que pensam e sentem.
Isso se refere ao indivíduo preferir ficar desmotivado a expor sua opinião e correr o risco de ser desligado da organização.
E como “saída” para aliviar essapressão é a reação psicossomática, onde Vergara (2009) demonstra que S. Freud estudou essas “saídas” e as denominou como Mecanismos de Defesa, que podem ser classificados como: sociológicos, químicos, fisiológicos e psicológicos.
Vejamos abaixo um resumo desses mecanismos de defesa, segundo Vergara (2009):

a) Sociológico: é demonstrado pelo consumismo exagerado. Exemplo: um indivíduo após serrepreendido pelo chefe vai ao shopping e faz compras de objetos desnecessários, gastando muito mais do que deveria;
b) Químico: é demonstrado no uso de drogas, fumo, álcool. Exemplo: após uma frustração, o indivíduo, para aliviar sua pressão, faz uso de álcool, de fumo ou de drogas mais fortes, causando males para a sua saúde;
c) Fisiológico: é caracterizado por pessoas, que entram de cabeça...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!