Todos

Páginas: 4 (978 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014





História

Brasão Real de armas de Espanha
Considera-se geralmente que a Monarquia Espanhola nasce com a união dinástica dos reinos peninsulares por Fernando II deAragão e Isabel de Castela, que reinaram juntos como Rei de Aragão e consorte de Castela e Rainha de Castela e consorte de Aragão respectivamente e chamados Reis Católicos pelo papado desde 4 demaio de 1493 em razão da reconquista da península aos mouros e pelo projeto evangelizador do Novo Mundo.
Joana, a Louca, filha de ambos, casada com Filipe, o Belo, herdou a Coroa de Castela ao morrer a RainhaIsabel, embora não a de Aragão por pertencer a Fernando. O neto dos Reis Católicos, e filho de Joana, Carlos I, consolidou a união de ambas as Coroas na sua pessoa, sendo chamado Hispaniarum RexCatholicus ("Rei Católico das Espanhas") pelo Papa Leão X na bula de 1 de abril de 1516.
Filipe II foi conhecido desde o seu nascimento como Príncipe das Astúrias, acedendo ao trono por abdicação de seu pai, eusando em documentos e moedas a fórmula abreviada de Hispaniarum et Indiarum Rex ("rei das Espanhas e das Índias") , e após a Crise de sucessão de 1580 adquiriu também a titularidade da coroaportuguesa, com o nome de "Filipe I". Os primeiros monarcas respeitaram a cronologia castelhana. Deste modo, a Filipe II chamou-se Filipe, o Belo, que reinou como Filipe I de Castela.
Em 1833 com a questãodinástica sucederam-se três guerras civis em Espanha que duraram todo o século XIX, onde os constitucionais opunham o seu ideário de "igualitarismo" contra os "fueros" dos carlistas. A questão dinásticatinha-se resolvido com base na pragmática sanção que realizou Fernando VII pressionado pelo Partido Liberal contra a aplicação de leis do Antigo Regime dos Bourbon, a lei sálica que apenas permitiaque reinassem os varões. O pretendente a uma monarquia absolutista, o infante Carlos María Isidro, irmão do rei Fernando VII, foi excluído em favor da sua sobrinha Isabel, Princesa das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!