Toba

Páginas: 3 (656 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
2. Para falar de “Arquitetura Playboy” precisamos citar o contexto sobre o qual a autora analisa seu texto, anos 50/60 logo após a Segunda Guerra mundial.
Hugh Hefner, ao fundar a playboy, não sevia como um pornógrafo, mas como arquiteto. Um arquiteto que ajudava os americanos a reconquistar o espaço domestico. Mais que uma revista de mulheres nuas, a playboy tinha o projeto de abrir a casahétero do modelo de consumo e reprodução para um prazer e capital. As publicações da época eram dedicadas a produção desse novo espaço de solteiro, desenhado para o prazer masculino.
Nos anos 60 seinicia uma operação da mídia- imobiliária sem precedentes. A playboy construiria todo um cenário/ arquipelogo de clubes noturnos e motels mexendo com o imaginário masculino.
A playboy através de suaspublicações, fixava um objetivo de fundamento politico e arquitetônico. Esta Arquitetura playboy era justamente desencadear um movimento pela liberação sexual masculina, dotar o homem americano deuma consciência politica do direito masculino à um espaço domestico, assim como, construir um espaço autônomo onde a moral da vontade heterossexual dominasse.
Portanto esse ambiente heterossexualcaseiro promovido pela Playboy provoca as segregações espaciais da vida social nos Estados Unidos durante a guerra Fria. A playboy defendia uma ocupação masculina indo contra a aquela casa urbanatradicionalmente ligada a um espaço feminino, do espaço clássico típico das famílias americanas.

4)
Os EUA, com o objetivo de conter a expansão ideológica e territorial da União Soviética na EuropaOcidental, passaram a usar de uma medida cautelosa, chama de “contenção”. Diversas políticas do presidente americano, Harry Trumam, foram abordadas. Dentre elas a criação do Plano Marshall - que consistianum sistema de ajuda econômica, por parte dos EUA, para países europeus – e a criação da OTAN (sistema de defesa mútua). Por outro lado, a partir do temor recíproco das consequências que viriam com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Valendo o toba
  • Município de La Toba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!