ENEM

Páginas: 18 (4434 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Como estudar Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o Enem
Veja quais são os temas mais recorrentes e como se preparar
Ana Prado | 26/09/2013 20h 53
- Veja quais são os temas mais cobrados no Enem
- Saiba tudo sobre o Enem: dicas, simulados e muito mais!
Os temas mais recorrentes
Os assuntos que mais aparecem nas questões do Enem desde 2009
Interpretação de texto
Gêneros textuaisNorma culta e popular
Funções da linguagem
Figuras de linguagem
Literatura
Gramática relacionada à semântica
Se ter uma boa habilidade de leitura e interpretação de textos já ajuda muito nas matérias de exatas e biológicas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na prova de Linguagens e Códigos isso pode significar muito mais.Interpretação de texto foi, de longe, o tema mais presente nosexames aplicados entre 2009 (quando assumiu o modelo atual) e 2011.
Segundo o professor e supervisor de Português do curso Anglo, Francisco Platão Savioli, a prova de português apresenta três tipos de perguntas: aquelas cuja resposta está no interior do próprio texto, as que pedem umaanálise dos efeitos de sentido que ele produz (de humor, por exemplo) e as que pedem uma correlação com outros textosou obras de arte (mais comuns nas questões de literatura).

Saber identificar gêneros textuais, norma culta e popular, funções e figuras de linguagemtambém costuma ser exigido.

Exemplo retirados do Enem 2011:




Literatura e gramática também aparecem, mas em menor quantidade de questões. Em gramática, podem cair questões envolvendo ambiguidade ou efeitos de sentido produzidos pordeterminados termos. "A prova não tem questões de gramática pela gramática - ela entra contextualizada, sempre relacionada ao significado das palavras ou textos", diz o professor Platão.

Em 2011, uma questão abordou a obra Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa e outra usou trecho de O Cortiço, de Aluísio de Azevedo.


Novas ferramentas de comunicação, como o Twitter, também podemaparecer na prova. Mesmo que você não curta ficar perdendo tempo com coisas assim na internet, vale ir atrás para entender o que são e como funcionam.

(Questão retirada do Enem 2011)
Língua estrangeira
As questões de língua estrangeira (são cinco, de inglês ou espanhol) trazem um texto nessa língua e a pergunta em português. "Diferente de outras matérias, que cobram conteúdos específicos, línguaestrangeira é basicamente leitura e compreensão", explica a professora e supervisora de inglês do curso Anglo, Patrícia Helena Senne dos Santos.
Os textos que acompanham cada pergunta, no entanto, podem ser de gêneros diferentes como tirinhas, letras de música, charges, cartazes de alguma campanha ou poemas. O nível de dificuldade e complexidade de cada um varia.
Tirinhas e músicas, porexemplo, podem ser difíceis até em português se o candidato não souber interpretar textos. "Eles trazem linguagem metafórica e muitas vezes usam de ironias que não são percebidas por todo mundo", explica a professora.
Exemplos retirados do Enem 2011:





Mas não é preciso ser um falante fluente de inglês ou espanhol para se sair bem na prova - nem se apavorar caso não saiba o significado dealguma palavra. Muitas vezes, ela pode aparecer traduzida na pergunta ou em uma das alternativas. Em outros casos, o contexto pode ajudar a deduzir o seu significado.
Outra dica é prestar atenção a cognatos, especialmente em textos científicos. "Esses geralmente são maiores e trazem termos mais complicados. Por outro lado, são cheios de palavras que são parecidas com as que temos em português",diz Patrícia.
Como se preparar
"Essa é uma prova de leitura de textos inteiros, não frases soltas ou fragmentos. É fundamental que o candidato tenha isso em mente porque grande parte das distorções interpretativas vem de se ler um fragmento isolado como se não houvesse uma relação com o resto", diz o professor Platão.
Isso significa que, na prova de português, é importante que você leia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enem
  • o que é enem?
  • ENEM
  • enem
  • enem
  • enem
  • Enem
  • Enem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!