tmp 11404 trabalho de marcus souto moto de passos 2 1225479940

426 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO

1. MOTORES DE PASSO
O motor de passo é um dispositivo empregado na conversão de pulsos elétricos em movimentos rotativos e possue três estágios : parado , ativado com o rotor travado ou girando em etapas. São utilizados cada vez mais em áreas como informática e robótica pois possuem uma alta precisão em seu movimento, além de serem rápidos, confiáveis e fáceis de controlar.
Os mais usados são os motores Unipolares que possuem 2 ou 4 bobinas. Nestes, cada fase consiste de um enrolamento com derivação central ou mesmo de dois enrolamentos separados, de forma que o campo magnético possa ser invertido sem a necessidade de se inverter o sentido da corrente.
DESENVOLVIMENTO

Já os Bipolares (ilustrado na figura abaixo) exigem circuitos mais complexos por possuírem muitas bobinas na mesma carcaça. Sua grande vantagem é prover maior torque, além de ter uma menor proporção no tamanho. Fisicamente este motor tem enrolamentos separados, sendo necessário uma polarização reversa durante a operação para o passo acontecer.

Fig.1.1 Motor de passo bipolar com duas fases e dois estatores.

O motor pode mover rotações específicas de um certo grau, apenas calculando o número de rotações por pulsos. Existem também 3 tipos básicos de movimento : passo normal, com excitação única e dual, e meio passo tanto para o unipolar como o bipolar.
PASSO NORMAL :
Há dois tipos de passo normal :
a) Única excitação de fase − motor operado com só uma fase energizada de cada vez. Só deve ser usada onde o torque e a velocidade não são importantes. Problemas de ressonância podem impedir operação em baixa velocidade. Este modo requer uma quantia de potência menor do que os demais modos de excitação. b) Excitação dual − o motor é operado com as fases energizadas duas de cada vez. Proporciona bom torque e velocidade com poucos problemas de ressonância. Provê aproximadamente 30 a 40% de mais torque do que a excitação única mas requer o dobro da fonte.
MEIO PASSO: É a excitação

Relacionados