Tirinha Loiola Historia

455 palavras 2 páginas
A tirinha aborda o conteúdo histórico de forma leve e fluída, fazendo com que conceitos e informações geralmente pesadas para a memoria se tornem fáceis de ser compreendidos e guardados.
A narração é feita em terceira pessoa e o narrador é onisciente, tornando todo o contexto abordado algo presente em um mesmo plano de acontecimentos de forma a clarear o entendimento.
O capitulo seis aborda a formação da nobreza em Portugal e sua característica de meritocracia em contraste com a Espanha, por exemplo, que possuía uma nobreza baseada em posses, além de explicitar o comportamento da nova nobreza portuguesa em solo brasileiro. Com a chegada da família real no Brasil, uma nova nobreza foi se formando aos poucos e a tradição baseada na meritocracia dos nobres se manteve e foi representada simbolicamente por títulos, estes que se baseavam em brasões e eram proporcionais à ajuda que foi dada pelo novo nobre a corte Portuguesa. Os títulos que eram concebidos não tinham característica hereditária, portanto tinham que ser merecidos.
Com a nova nobreza se formando aos poucos foi necessário uma padronização de etiqueta, pois muitos ali não eram nobres de fato e sim habitantes da colônia. O uso de livretos europeus foi muito útil aos nobres, de forma que até pequenas interações eram regidas por regras de conduta, tudo isso num esforço para se aproximar da nobreza Europeia de fato, mesmo com a realidade da escravatura ainda vigente.
Já o capitulo sete caracteriza a forma como a qual a família real portuguesa se assentou em território nacional e suas residências, passagens e no futuro a construção de Petrópolis, a “cidade de Pedro”, um pedaço da Europa no Brasil do século XIX. Ao chegarem ao Rio de Janeiro, se assentaram no Paço Real, palácio onde tanto a residência como a sede da monarquia estava presente.
Mais tarde passaram a morar no Paço de São Cristóvão, lugar um pouco mais afastado do coração do Rio de Janeiro, mas muito luxuosa para a época, onde era permitido livre

Relacionados

  • PROJETO PEDAGOGICO DE SAUDE
    3605 palavras | 15 páginas
  • Artigo cientifico
    5740 palavras | 23 páginas
  • Jornal
    155818 palavras | 624 páginas