tipos de medicamentos

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
Anticoagulantes
» Introdução

Para se entender a necessidade de uma coleta de sangue rápida e com agulha bem afiada, é necessário estudar a coagulação do sangue, verificando o que acontece desde a entrada da agulha no vaso sanguíneo ou da penetração da lanceta através da pele, até a formação do coágulo.

A coagulação “in vitro” envolve a transformação de uma proteína existente no plasma,o fibrinogênio, em fibrina. Essa fibrina vai formar fibras, que se emaranham, envolvem as hemácias, os leucócitos e as plaquetas, formando o coágulo. A coagulação “in vitro” se dá em sequência, pela ativação em série, de fatores existentes no plasma, que em seguida vão ativando outros fatores. Chama-se reação “em cascata”. A interrupção de uma ativação impede a ativação do resto da sequência,impossibilitando a coagulação (este é o papel exercido pêlos anticoagulantes).

Os fatores envolvidos na coagulação receberam números em algarismos romanos, à medida que foram sendo descobertos, de modo que a sequência dos fenômenos não segue uma numeração crescente ou decrescente.

A coagulação “in vitro” se inicia com um fator , existente no plasma, que é ativado em contato com vidro ou com oplástico da seringa, que é o fator XII. Esse fator é também ativado nos tecidos, pelas células traumatizadas pela agulha ou pelas lesões causadas pelas manobras repetidas para tentar achar um vaso.

O fator XII, inativo, torna-se fator XII ativo, que por sua vez ativa o fator seguinte (fator XI), começando a reação em cascata. São ativados, sucessivamente, os fatores IX, VIII, X e V. Então, devidoas cálcio proveniente das plaquetas, é formado a protrombina, que depois se transforma em trombina. Essa passa a fribrinogênio, que dá origem então à fibrina frouxa, no início e à fibrina firme, que finalmente engloba os elementos sólidos do sangue. Está formado o coágulo.

» Anticoagulantes

• Quando necessitamos de sangue total ou de plasma, usamos anticoagulante.
• Não existe umanticoagulante ideal para todos os exames de laboratório. Em geral, eles interferem no mecanismo de coagulação “in vitro”, inibindo a formação do protrombina.

» Anticoagulantes usados:

→ EDTA (ácido etileno-diamino-tetra-acético).

Nome comercial: Sequestrene. Age na seqüência da coagulação “in vitro”, sobre o cálcio. Atua na forma não ionizada do cálcio fixando-o por quelação (seqüestro) e oresultado é a formação de um sal insolúvel. Desta forma, bloqueia a formação da protrombina e, portanto, o resto da coagulação. É usado na concentração de 1 a 2mg/ml de sangue. Na forma líquida usa-se uma gota de EDTA/ 3 ml de sangue, devendo ser muito bem misturado no momento do uso.

• Vantagens:
- pode ser usado em muitas determinações bioquímicas;
- ótima conservação das plaquetas;
- baixatoxicidade, podendo ser usado em transfusão;
- 3 a 4 horas após a coleta, obtém-se bons esfregaços,
- melhor anticoagulante para a hematologia;
- tempo de realização do exame (contagem celulares podem ser realizadas até 24 horas após a coleta do sangue, se matido sob refrigeração).

• Desvantagem:
- Não serve para estudos da coagulação.

→ Heparina

Nome comercial: Liquemine (obtido demastócitos de camundongos). É um mucopolissacarídio e considerado o anticoagulante “natural” devido à sua presença no sangue, em quantidade inferior a necessária para evitar a coagulação do sangue recém-colhido. Age inibindo a ativação do fator IX e a ação da trombina (agente antitrombina). Impede também a aglutinação das plaquetas.
• Pode-se usar 1 gota de Heparina para cada 5 ml de sangue.

•Vantagens:
- muito útil quando se quer evitar hemólise;
- melhor anticoagulante para os testes de fragilidade osmótica;
- hematologia (não afeta o volume corpuscular e nem, o hematócrito);
- gasometria;
- dosagens bioquímicas;
- radioimunoensaio;
- imunologia;

• Desvantagens:
- não deve ser usado para testes de coagulação;
- não deve ser usado na confecção de esfregaços, pois as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de medicamentos
  • Tipos de medicamentos
  • Correlação entre os medicamentos e tipos de erupção que provocam
  • Medicamentos
  • Medicamentos
  • Medicamentos
  • Medicamentos
  • Medicamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!