Tipos de ensaio de solo 1

Páginas: 21 (5204 palavras) Publicado: 24 de abril de 2015
UNIP
Sorocaba
Engenharia Civil




Tipos de Ensaio de Solos








Samara Garcia da Silva - RA: B35498-4
Thaynara Matsui Silva - RA: B2844H-9











Sorocaba
2015
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 2
2 TIPOS DE ENSAIO 3
2.1 Ensaios de Caracterização em Solos 3
2.2 Ensaios de Corte Correntes 5
2.2.1 Ensaio de Corte Directo (caixa de corte) 5
2.2.2 Ensaio Triaxial Corrente (simetria radial) 6
2.3 OutrosTipos de Ensaios de Corte 7
2.4 Rigidez do Solo em Muito Pequenas Deformações 8
2.5 Ensaios de Campo no Domínio das Pequenas Deformações 11
2.5.1 Ensaios Sísmicos Entre Furos de Sondagem 13
2.5.2 Ensaios Sísmicos ao Longo de Furos de Sondagem com Fonte na Superfície 13
2.6 Ensaios Laboratoriais no Domínio das Pequenas Deformações 15
2.6.1 Ensaio de Coluna Ressonante 15
2.7 Ensaio Triaxial deTorção Cíclica 24
REFERÊNCIAS 26
1 INTRODUÇÃO
Um ensaio de identificação de solos tem como principal função a identificação das componentes mineralógicas dos solos e determinar o seu comportamento.
O objectivo é saber se o material é fino ou grosso; determinar o seu Limite de liquidez (LL) e de plasticidade, e seu Teor em Água, bem como os Índices de Liquidez(Il), de Plasticidade (IP) e deConsistência(IC). Estes parâmetros permitem classificar, qualitativamente, as características mecânicas, de permeabilidade e de trabalhabilidade de um solo, onde se pretende implementar uma estrutura geotécnica.

2 TIPOS DE ENSAIO

2.1 Ensaios de Caracterização em Solos
Os ensaios laboratoriais de caracterização mecânica dos solos constituem uma das componentes de grande relevância na engenharia geotécnica. Naprática corrente, devido à dificuldade em obter amostras indeformadas de elevada qualidade, é habitual considerar-se que os ensaios laboratoriais são menos adequados quando comparados com os ensaios de campo. Outra forte razão, para o recurso menos frequente aos ensaios laboratoriais, prende-se com a morosidade dos ensaios, muitas vezes não compatível com o ritmo de avanço das obras.
Porém, éigualmente óbvio, que estudos mais detalhados para caracterizar o comportamento tensão-deformação dos solos poderá contribuir para um dimensionamento mais racional das obras geotécnicas. Para tal, torna-se indispensável um programa avançado de ensaios laboratoriais de precisão. De uma forma genérica, pode-se dizer que a caracterização do comportamento tensão-deformação-tempo do solo deverá contemplarensaios de campo, ensaios laboratoriais e observação do comportamento em escala real.
Os ensaios a realizar deverão visar a caracterização física e mecânica dos materiais. Em determinadas situações, a caracterização hidráulica poderá ser também um dos aspectos importantes a ter em consideração nos trabalhos.
A caracterização física é feita habitualmente recorrendo a ensaios de rotina simplesnomeadamente: análises granulométricas, determinação dos limites de consistência e do teor em água natural (nos solos finos), ensaios de compactação, determinação da massa volúmica através de amostras representativas e determinação da densidade das partículas sólidas. Este conjunto de ensaios extremamente expeditos proporcionam a obtenção de parâmetros índice que identificam não só a natureza do solo,bem como podem ser correlacionados com as suas propriedades mecânicas.
Para o caso dos solos argilosos (saturados) o teor em água constitui um dos parâmetros índice de maior relevância. Para definir o estado do solo é usual referenciar o teor em água natural em relação ao limite de liquidez e ao limite de plasticidade. Definem-se para o efeito dois índices:

Índice de Liquidez:



Índice deConsistência:



Existem imensas correlações baseadas nestes índices para: a resistência não drenada, o coeficiente de consolidação, o índice de compressibilidade, o ângulo de atrito residual, o coeficiente de impulso em repouso, etc. Cita-se, a título de exemplo, a correlação empírica com a resistência não drenada: verifica-se experimentalmente que a resistência não drenada dos solos argilosos é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mecanixa dos solos 1
  • Ensaio de Solo
  • ensaio solo
  • tipos de solos
  • Mecânica dos Solos Tipos de Solos
  • Tipos de solo
  • tipos de solo
  • tipos de solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!