Tipologia Textual

Páginas: 7 (1584 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
C. E. Professora Venina Corrêa Torres












Tipologia textual e gênero textual
















Nova Iguaçu
2014
C. E. Professora Venina Corrêa Torres




























Nova Iguaçu
2014
Índice

Tipologia textual
Pág 4
Narração
Pág 4
Descrição
Pág 4
Dissertação
Pág 5
Dialogal / Conversacional
Pág 5
Gênerostextuais
Pág 6
Carta
Pág 6
Propaganda
Pág 7
Receita
Pág 8
Editorial
Pág 8
Poema
Pág 9
Romance
Pág 9






















Tipologia Textual

1.Narração: Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade eposterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano. É o tipo predominante nos gêneros: conto, fábula, crônica, romance, novela, depoimento, piada, relato, etc.
Exemplo:

O jogo estava empatado e os torcedores pulavam e torciam sem parar. Os minutos finais eram decisivos, ambos precisavam davitória, quando de repente o juiz apitou uma penalidade máxima. O técnico chamou Neco para bater o pênalti, já que ele era considerado o melhor batedor do time. Neco dirigiu-se até a marca do pênalti e bateu com grande perfeição. O goleiro não teve chance. O estádio quase veio abaixo de tanta alegria da torcida.


2. Descrição: Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, umanimal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa a borda têm mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação e anterioridade e posterioridade. Significa "criar" com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se Pega. É um tipotextual que se agrega facilmente aos outros tipos em diversos gêneros textuais. Tem predominância em gêneros como: cardápio, folheto turístico, anúncio classificado, etc.
Exemplo:

Os alunos do 4.º ano estiveram, desta vez, a estudar as características do texto descritivo.
Olharam para uma imagem e puseram mãos à obra para escrever um texto que colocasse em prática o que aprenderam.Meninos, a professora Benilde ficou contentíssima com o vosso trabalho! Agora não se esqueçam de aplicar tudo isto nos textos que no dia-a-dia escrevem, pois como já sabem podem e devem incluir partes descritivas nos textos narrativos que escrevem. E mostraram que conseguem fazê-lo de forma correta e criativa. Parabéns!

3. Dissertação: Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar umassunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo do autor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.
Exemplo:

Tem havido muitos debates sobre a eficiência do sistema educacional brasileiro. Argumentam alguns que ele deve ter por objetivo despertar no estudante a capacidade de absorver informações dos mais diferentes tipos e relacioná-las com a realidade circundante. Um sistema deensino voltado para a compreensão dos problemas socioeconômicos e que despertasse no aluno a curiosidade científica seria por demais desejável.

4. Dialogal / Conversacional: Caracteriza-se pelo diálogo entre os interlocutores. É o tipo predominante nos gêneros: entrevista, conversa telefônica, chat, etc.
Exemplo:
Rosani: Alô
Rosa: Oi! Rosani! É a Rosa! Estou desesperada. Não sei o que fazer.Rosani: Calma! Fale devagar. O que aconteceu?
Rosa: Quando eu estava no banheiro, escovando os dentes e lavando o rosto, ouvi a campainha. Fui atender e não era ninguém. Mas, ao olhar para o chão levei o maior susto!
Rosani: Sério! O que você viu?
Rosa: Você não vai acreditar. Era um homem caído na soleira do meu apartamento e parecia estar morto!
Rosani: Mas, estava morto mesmo?
Rosa: O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipologia textual
  • Tipologia Textual
  • Tipologia textual
  • Tipologia textual
  • TIPOLOGIA TEXTUAL
  • Tipologia textual
  • Tipologias textuais
  • tipologia textual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!