asdsjkdwwda

624 palavras 3 páginas
Processo de Industrialização da Índia
A Índia é um dos países que mais cresceram nos últimos anos, cerca de 7,8% ao ano no período 2000-2007, perdendo apenas para a China. Possui um dos maioresmercados consumidores do mundo, pois é a segunda maior população do planeta, mas iniciou seu processo de industrialização muito tarde, após a Segunda Guerra Mundial, quando se libertou do domínioBritânico.
Isso ocorreu em 1947, após uma longa campanha sob a liderança de Mohandas (Mahatma) Ghandi. Após a independência, o partido do congresso Nacional Indiano (Indian National Congress, INC), assume opoder Jawarhalal Nehru, outro importante líder da independência. Governou até a morte, porém, seu partido saiu do poder apenas em 1996, após derrota ao Partido do Povo Indiano (Bharatiya Janata Party,BJP).
Ainda sob o domínio britânico, a Índia tinha como base a siderurgia e o setor têxtil. Nessa mesma época, a antiga colônia recebeu investimentos que permitiram o grande crescimento dasferrovias, facilitando o transporte das mercadorias e possibilitando a construção descentralizada das indústrias. Essa mesma rede ferroviária atinge hoje cerca de 70.000 km de extensão. Rosane
Logo após suaindependência, a Índia contou com grandes investimentos da União Soviética nas indústrias do país, que, junto com o controle do estado sob as indústrias, resultou em um grande crescimento dasindústrias de base, principalmente nos setores elétrico, químico, metalúrgico e petroquímico. Para se ter uma ideia dos investimentos feitos pela URSS, eles chegaram a controlar 80% das indústrias metalúrgicas,60% das indústrias de equipamentos elétricos, 50% das indústrias petroquímicas e 30% das indústrias siderúrgicas, além de ocupar cerca de 10% da população trabalhadora no país, também com a grandemaioria concentrada nas indústrias de base.
Desde o governo do Primeiro-Ministro Narasimha Rao (1991 –1996), a Índia vem conhecendo uma fase de abertura para o capital internacional, mantendo um...

Relacionados