Tipologia dos recursos turisticos

Páginas: 8 (1926 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
1. Turismo e Património

1.1. O Património e a História

A palavra património contém dois vocábulos: "pater" e "nomos". "Pater" significa, etimologicamente, o chefe de família e, em um sentido mais amplo, os nossos antepassados. Vincula-se, portanto, aos bens, ou heranças por eles deixados e que podem ser de ordem material ou imaterial. "Nomos" significa, em grego, lei, usos e costumesrelacionados à origem, tanto de uma família quanto de uma cidade.

Portanto, património está ligado ao contacto permanente com as origens que fundaram uma sociedade e à ética de uma determinada comunidade.

O termo Património Cultural relaciona-se com a cultura e a memória de um povo, sendo os principais factores de sua coesão e identidade.

Património histórico' refere-se a um bem móvel, imóvelou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.

A preservação do património histórico teve início como actividades sistemáticas no século XIX, após a Segunda Guerra Mundial e Revolução Industrial, inicialmente para restaurar os Monumentos destruídos na guerra.

Eugène Viollet-le-Duc,elaborou os primeiros conceitos para a preservação e restauro de património, tornando-se referência teórica na Europa e no Mundo. Outros restauradores como Camillo Boito e John Ruskin elaboraram teorias importantes no processo de preservação e restauração, embora conflitantes.
Hoje existem directrizes para a conservação, manutenção e restauro do património histórico, expressas nas Cartas Patrimoniais.A História é o estudo do homem no tempo, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. Por metonímica, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas «investigações» de Heródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (História). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes.
Oestudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.
Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achadosarqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo presente). (veja historiografia e História da História).
Os eventos anteriores aos registos escritos pertencem à Pré-História e as sociedades queco-existem com sociedades que já conhecem a escrita (é o caso, por exemplo, dos povos celtas da cultura de La Tène) pertencem à Proto-História.

1.2. Património Local e Regional

Património cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devam ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.
Opatrimónio é a nossa herança do passado, com que vivemos hoje, e que passamos às gerações vindouras.
Do património cultural fazem parte bens imóveis tais como castelos, igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral. Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, pinturas, esculturas e artesanato. Nos bensimateriais considera-se a literatura, a música, o folclore, a linguagem e os costumes.
As entidades que procedem à identificação e classificação de certos bens como relevantes para a cultura de um povo, de uma região ou mesmo de toda a humanidade, visam também a salvaguarda e a protecção desses bens, de forma a que cheguem devidamente preservados às gerações vindouras, e que possam ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RECURSOS TURISTICOS
  • Tipologias empreendimentos turisticos
  • Tipologias dos Empreendimentos Turisticos
  • Empreendimentos turísticos e unidades de acolhimento-tipologia
  • Recursos Turisticos do Minho
  • A paisagem enquanto recurso turístico em cabo verde
  • as tipologias
  • Tipologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!