tiopologia textual

986 palavras 4 páginas
Tipologia Textual e sua aplicação no Direito
Modalidades de texto Os textos podem ser classificados e divididos por sua organização discursiva, ou seja, pela forma como a ideia é organizada:
1. Narração: apresenta episódios e acontecimentos numa evolução crônica das ações.
2. Descrição: é um discurso que nos apresenta, de um ponto de vista ou foco, objetos, paisagens, lugares, personagens e seus estados emocionais.
3. Dissertação: quando o texto apresenta ou explica ideias, esclarecendo e organizando-as.
4. Argumentação: são apresentadas ideias e fatos que sustentam um ponto de vista a cerca de determinada questão. Consiste em provar e defender uma visão particular.
Narração.
É um dos movimentos de linguagem mais usados pelos profissionais do direito. Seja na petição inicial, na denúncia ou na reclamação trabalhista, a estrutura narrativa encontra-se presente e coloca-se como o fio condutor da articulação da mensagem ao destinatário.
Exemplo da estrutura narrativa: WS, brasileira, empresária (...) residente e domiciliada nesta cidade, vem expor e requer a Vossa Excelência o seguinte:
1. O companheiro da Requerente, PS, há cerca de um ano foi diagnosticado com um tumor na laringe, e, por recomendação médica, iniciou um processo de quimioterapia.
2. No início, esse processo surtiu efeito, mas depois de seis meses, foi constatado o aumento do tumor, fazendo com que as sessões de quimioterapia tivessem a sua dosagem aumentada.
3. Após intensivo tratamento, a equipe médica verificou que as faculdades mentais do paciente ficaram afetadas, o que o impossibilitou de gerir seus negócios e de reger sua própria pessoa.
4. Em face do exposto, e nos termos do art. 1.177 e seguintes do CPC, a Requerente quer promover sua interdição, para que, verificada sua incapacidade, seja-lhe nomeada sua curadora a própria Requerente, ex vi do disposto no art. 1.775 do Código Civil.
Características da narração:

Relacionados