Timor Leste

Páginas: 31 (7571 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014
Justificativa da Escolha

Decidimos fazer nosso trabalho sobre o Timor Leste, porque assim estaríamos unindo a parte política que nos atrai e a social, que nos revolta. Poderíamos escolher muitos outros países africanos ou asiáticos, pois são inúmeros aqueles onde os direitos humanos são desrespeitados, e onde há intervenção militar de outra nação. Além disso, a história do Timor deve sercontada e conhecida porque é uma das mais impressionantes e admiráveis resistências de um povo de uma pequena nação contra um país maior, mais rico e com recursos ao seu dispor, e pode servir de inspiração a todas as outras nações que até hoje lutam para conseguir autonomia, não só política, mas cultural, liberdade para poder escolher com quem se relacionar e em quais temas.

O envolvimento com oTimor Oriental é ainda maior devido à semelhança entre timorenses e brasileiros: falamos a mesma língua, temos a mesma religião, fomos colonizados e explorados pela mesma metrópole européia - aqui o Pau-Brasil e lá o Sândalo são produtos de exploração -, nossas sociedades têm uma história bastante parecida. E ainda que tudo fosse diferente, acreditamos que todo o país tem a obrigação de socorrerqualquer povo que esteja sofrendo repressão e massacre, independente da religião, do sistema político ou de qualquer outro interesse. É a questão da solidariedade humanitária, pouco conhecida e raramente praticada.

Capítulo 1
O País desde a sua formação

O Domínio Português

Quase que isenta de influência externa, a ilha de Timor iniciou sua organização político-social. Logo, começou aparticipar das redes comerciais que incluíam a China e a Índia. Na China, a Ilha de Timor era descrita como uma na qual as montanhas eram cobertas por árvores de Sândalo apenas, não produzindo mais nada. E em Portugal, não foi muito diferente. Duarte Barbosa, um dos primeiros a visitar a Ilha, descreveu-a como sendo uma com madeira de Sândalo branca em abundância, à qual os muçulmanos na Índia ena Pérsia davam muito valor e onde muita dela era utilizada.

Conseqüentemente, apesar dos outros produtos de exportação do Timor, como o mel e a cera, o seu comércio estava principalmente centrado nas suas ricas reservas de madeira de Sândalo. Na Idade Moderna, as navegações ibéricas alcançaram a ilha. Em 1515, com o domínio português, intensificou-se o comércio entre as tribos e o uso dalíngua tetum. Surgiu então um tetum mais moderno, um pouco diferente daquele falado anteriormente.

No princípio, a presença portuguesa no Timor consistia nas visitas das caravelas e nas missões religiosas pois em toda a Ásia havia antiqüíssimas culturas e civilizações, populações densas, estados e reinos bem organizados e uma sólida e tradicional cultura religiosa. A sociedade timorense já era bemestruturada política, econômica e ideologicamente, o que a princípio dificultou a ocupação e exploração da Ilha.

A metrópole portuguesa só se preocupou em dominar o Timor e estabelecer-se militarmente na região em 1651, quando se sentiu ameaçada pela acirrada disputa entre espanhóis, ingleses e principalmente holandeses pelo controle das ilhas que hoje compõem o arquipélago indonésio. Foientão, com a tomada de Kupang (no extremo Oeste da Ilha) pelos holandeses, que Portugal instalou uma capitania e fortificou o porto da capital Lifau.

Pouco depois, em 1668, a capital foi transferida para Dili e em 1702 foi nomeado o primeiro governador português na ilha, Antonio Coelho Guerreiro. Este fato permitiu a Portugal controle definitivo da parte Oriental da ilha de Timor, tendo sidofirmado um acordo com a Holanda em 1859, que dividiu o território em duas partes: a Ocidental, sob controle holandês e a Oriental, sob administração portuguesa.

O povo timorense, ou maubere, passou a viver então, dividido entre a sua cultura nativa e a cultura portuguesa (lusofonia e catolicismo). É da mistura dessas duas culturas tão opostas que nasceu a identidade nacional timorense.

O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Timor Leste
  • Timor-leste
  • timor leste
  • Timor Leste
  • Timor Leste
  • Timor leste
  • Timor Leste
  • timor leste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!