TIJOLO ECOLOGICO

Páginas: 15 (3563 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO

O aumento da construção no senário mundial vem causando inúmeros impactos negativos no meio ambiente e escassez dos recursos naturais. Surgiu então a necessidade de inovar os processos da construção civil visando minimizar esses impactos e garantir a sustentabilidade.

Os Tijolos Ecológicos chamados assim porque mesmo atendendo às especificações exigidas pelas normas técnicas,evita a utilização do processo de queima de madeira e combustível que além do corte de árvores também impede que grande quantidade de monóxido de carbono que seja lançada na atmosfera. O processo para estabilização do solo é feito a partir da adição de cimento associado com a qualidade do solo utilizado.

As vantagens da utilização do tijolo ecológico vão desde a fabricação até a aplicação nocanteiro de obras, como baixo custo na sua produção. A resistência à compressão do tijolo ecológico é semelhante à do tijolo convencional e a qualidade final é superior, e na construção há redução no consumo de argamassa.

Neste trabalho vamos apresentar todos os processos envolvendo a fabricação, produção, construção, composição, empresas, gestão ambiental, inovação e comparação com o tijoloconvencional.

As pesquisas nas quais se utilizam materiais e técnicas alternativas de construção, como o aproveitamento do solo, estão assumindo grande importância na engenharia, inclusive porque estas técnicas são utilizadas para redução de custos e preservação ambiental.

O objetivo deste trabalho é mostrar como inovação na área da gestão ambiental possibilita também economia e um produto dequalidade. Observando através do aprofundando teórico o uso matéria prima solo e seu potencial na construção civil.

O tijolo ecológico feito à base de solo representa uma alternativa, importante, aos métodos utilizados convencionalmente, pois sua aplicação na construção vem do resultado de pesquisas que visam viabilizar a economia agilidade e desenvolvimento com uma consciência voltada para asustentabilidade.

HISTÓRIA

Antigamente, as construções com terra eram feitas apenas com solo, que foi um meio encontrado pelo homem primitivo para a construção de abrigos eficientes contra o meio ambiente (SILVA, 2001). Desde os tempos antigos o homem utiliza o solo como material de construção como podemos observar as técnicas de edificações feitas pelos gregos e pelos romanos que estão de péaté hoje desafiando o tempo após milhares de anos.

No Brasil, cidades mais antigas têm em comum séculos de história onde o solo na construção é um material conhecido, e estas cidades comprovam ainda hoje todas as possibilidades destas técnicas. E ao longo dos anos muitas vezes o solo como material de construção foi visto como algo ultrapassado utilizado por pessoas das classes mais baixas esem instrução.

Segundo (PIRES, 2004) o solo foi intensamente utilizado até 1845, quando surgiu o cimento Portlant. Então o solo começou a ser visto como material de segunda categoria e sendo utilizado, quase que exclusivamente, nas áreas rurais. Mas a necessidade de preservação ambiental, a tendência de escassez dos recursos naturais e a demanda crescente por habitação reforçam a necessidade dese buscar novas soluções para a construção civil visando a sustentabilidade de suas atividades.

Atualmente se destaca como ressalta (NEVES, 1993), pelo uso de técnicas inovadoras, incentivadas pelas investigações nas universidades e instituições de pesquisas e caracterizadas pela simplicidade, eficácia e baixo custo. O solo é matéria-prima abundante e com aproveitamento dos resíduos deconstrução pode reduzir o custo das construções habitacionais e incentivar a construção de projetos que harmonizem materiais locais e sistema construtivo.

De acordo com (SIQUEIRA, 2007) a tecnologia para se fazer tijolos ‘ecológicos’ existe desde a década de 1940 e consiste em usar cimento, em vez da queima para estabilizar o material. Outra diferença é que o solo empregado contém mais areia do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tijolo ecológico
  • Tijolo ecologico
  • tijolo ecologico
  • Tijolos ecologicos
  • Tijolo ecológico
  • tijolo ecologico
  • Tijolos ecologicos
  • Tijolo ecologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!